terça-feira, 13 de outubro de 2015

Governo dos Açores apoia projeto "A Poesia Não Tem Grades"

O Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, estará presente quinta-feira, em Ponta Delgada, numa sessão integrada no projeto "A Poesia Não Tem Grades", que conta com o apoio do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Cultura.

Este projeto, coordenado por Filipe Lopes, visa desenvolver sessões de promoção da leitura junto dos reclusos com o objetivo de promover a experimentação artística e assim contribuir para o desenvolvimento intelectual e pessoal da população prisional.

Criado em 2003, este projeto de intervenção artística em ambiente prisional já passou por quase todos os estabelecimentos prisionais do país, incluindo as três cadeias nos Açores, através de sessões pontuais ou de ações mais prolongadas.

Considerado de relevante interesse pela Direção Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais, a iniciativa, que conta também com o apoio do Grupo O Contador de Histórias e da CULTIV – Associação de Ideias para a Cultura e Cidadania, tem merecido a aceitação e a participação empenhada dos reclusos.

Nos Açores, com início a 15 de Outubro, pelas 10h00, no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, vão decorrer até janeiro de 2016 um conjunto de atividades no âmbito deste projeto, que é adaptado à realidade local.

O resultado será um trabalho de continuidade que envolverá não apenas os reclusos, mas também outras entidades artísticas locais e a sociedade civil.

O recente apoio da Direção Regional da Cultura permite voltar realizar esta atividade nos Açores e criar uma abordagem diferenciada, com maior envolvimento das comunidades e com o incremento à divulgação da literatura açoriana nestes contextos.

A Direção Regional da Cultura vai oferecer a cada um dos estabelecimentos prisionais dos Açores um conjunto de 35 obras editadas pelo Governo dos Açores.



GaCS

Sem comentários: