quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Governo dos Açores coloca tecnologias de informação e comunicação à disposição dos idosos

As secretarias regionais da Solidariedade Social e do Mar, Ciência e Tecnologia assinaram hoje, em Angra do Heroísmo, um protocolo que visa a cedência de Espaços TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) para utilização por cerca de três centenas de idosos da zona oeste da ilha Terceira.

Andreia Cardoso salientou que “aprender a manusear um computador tem funções preventivas, reabilitativas e fortalecedoras”, destacando os vários contributos das Tecnologias de Informação e Comunicação para a melhoria da qualidade de vida desta faixa etária.

“Os idosos sentem-se mais enriquecidos, informados, jovens e em contacto com outros, assim como com aquilo que se passa na sociedade”, frisou a Secretária Regional da Solidariedade Social, que falava na cerimónia de assinatura.

O protocolo visa a frequência de módulos formativos e ocupacionais na área das TIC por idosos de centros de convívio da zona oeste da Terceira, tendo como objetivos a promoção do envelhecimento ativo, o combate à infoexclusão e ao isolamento social, assim como a sensibilização das instituições com respostas sociais para população com mais de 60 anos para os benefícios do uso das tecnologias de informação.

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia comparticipará o programa agora protocolado em cerca de oito mil euros, assegurando um monitor especializado que lecionará os conteúdos formativos do programa.

Fausto Brito e Abreu frisou, na sua intervenção nesta cerimónia, que o Governo dos Açores tem tido como prioridade dar acesso generalizado a todos os cidadãos às novas tecnologias de informação, procurando garantir agora um reforço do apoio a “alguns grupos de cidadãos com dificuldades ou necessidades específicas no acesso a essas tecnologias ou grupos que beneficiariam muito, ao nível da sua qualidade de vida, de poder usar estas tecnologias”.

O titular da pasta da Ciência e Tecnologia salientou que o protocolo pretende vencer não apenas as dificuldades no acesso aos equipamentos, mas, acima de tudo, os obstáculos frequentemente encontrados pelos idosos no manuseamento destas tecnologias.


O protocolo hoje assinado dá início a uma experiência-piloto, cujos resultados serão acompanhados ao longo do próximo ano e que as duas secretarias regionais esperam poder alargar a mais Espaços TIC e Centros de Convívio dos Açores.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: