quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Programa Incentivo ao Arrendamento recebeu 588 candidaturas

O Governo dos Açores recebeu, através da Direção Regional da Habitação, 588 candidaturas ao Incentivo ao Arrendamento na fase única de 2015, que decorreu entre 1 de agosto e 15 de setembro.

As candidaturas apresentadas vão ser alvo de apreciação, estimando-se que, como tem vindo a ser habitual em procedimentos de anos anteriores, para as que reúnam os requisitos de elegibilidade, as subvenções serão atribuídas a partir de fevereiro de 2016.

Ao abrigo deste programa, o Governo dos Açores apoia atualmente mais de 1.100 famílias, num investimento púbico mensal superior a 200 mil euros.

O montante de apoio pode atingir 70% do valor da renda máxima admitida, de acordo com as caraterísticas socioeconómicas de cada família.

No âmbito deste programa, criado pelo Executivo Açoriano, são majorados os apoios relativos a imóveis ou frações arrendadas nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, S. Jorge, Flores e Corvo, assim como os apoios destinados a agregados monoparentais, famílias que integrem elementos portadores de deficiência e jovens.

Recentemente foram alteradas as regras do programa de apoio Famílias com Futuro, permitindo, na modalidade do Incentivo ao Arrendamento, prolongar por um novo período de candidaturas os beneficiários que tenham atingindo os cinco anos de apoio, ou seja, as famílias passam a poder usufruir de um novo período para procurarem a sua autonomização financeira, sendo as regras introduzidas no modelo financeiro mais justas e adequadas às caraterísticas socioeconómicas dos beneficiários.

Com esta medida, o Governo dos Açores pretende contribuir para a melhoria das condições habitacionais das famílias açorianas, através do acesso a habitação permanente condigna e mediante o seu rendimento disponível, bem como para a sua autonomização, contribuindo, igualmente, para viabilizar o mercado imobiliário regional, pela via do arrendamento.



GaCS

Sem comentários: