quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Solidariedade Social é princípio basilar da Coesão Social, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje, em Angra do Heroísmo, o papel da solidariedade social na construção de uma sociedade inclusiva e no desenvolvimento de políticas públicas que promovam a coesão social.

“A solidariedade social, principalmente o seu eixo inclusão/exclusão, não é apenas imperativa em metas como a erradicação da pobreza, mas para outros objetivos como a educação universal ou a igualdade de género”, afirmou Andreia Cardoso, que falava na abertura do seminário 'Humanizar a Sociedade', promovido pela Cáritas Diocesana da Ilha Terceira.

Andreia Cardoso salientou que “naturalmente que o processo de desenho de políticas públicas é importante na construção da coesão social", frisando que "ela será tanto mais estável, quanto mais inclusivo e participado for o traçado dessas políticas”.

“As políticas inclusivas constituem a ponte que liga todos os agentes, garantindo maior legitimidade e apoio, fatores que, no fim, são decisivos para a sua eficácia”, acrescentou.

Para a Secretária Regional, “a menos que dediquemos mais atenção, enquanto sociedade, às questões em torno da inclusão/exclusão, alguns segmentos da população continuarão a estar excluídos dos progressos até agora conseguidos”.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: