sábado, 16 de abril de 2016

Governo dos Açores promove iniciativa de valorização da zona sul do concelho de Ponta Delgada

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Solidariedade Social, promove ao longo do dia de hoje, no âmbito do trabalho desenvolvido pelos Polos de Desenvolvimento e Coesão Social, a realização de uma iniciativa denominada 'Mosteiros na Rua'.

Esta atividade resulta do planeamento participativo das intervenções sociais a implementar com a mobilização dos agentes públicos, associativos e privados, de modo a valorizar o território e acrescentar valor aos seus recursos e potencialidades.

A Secretária Regional da Solidariedade Social, em declarações aos jornalistas, salientou que se trata de “aproveitar um momento de caráter lúdico e cultural para que a comunidade que está envolvida em todo este projeto tenha um momento para se encontrar e perceber o trabalho que vai ser desenvolvido”.

Andreia Cardoso, salvaguardando que o trabalho que serviu de base a esta iniciativa “é muito mais profundo”, enalteceu a participação ativa e unânime de todos os parceiros, que englobam inúmeros agentes institucionais, sociais, culturais e desportivos das várias freguesias que constituem a zona sul do Concelho de Ponta Delgada.

Assumindo a animação territorial enquanto fator fundamental na mobilização das comunidades, a iniciativa dá particular atenção às infraestruturas, equipamentos e serviços sociais existentes no território e à necessidade de formular novas colaborações e funcionalidades entre eles, de modo a potenciar as oportunidades de desenvolvimento.

“Há um conjunto de parceiros que se reúnem, que fazem um diagnóstico das necessidades e que promovem soluções conjuntas”, afirmou Andreia Cardoso, salientando que o fim último do projeto é “promover o desenvolvimento económico local, promover e criar emprego e criar condições de vida melhores dos mais novos aos mais velhos, promovendo, no fundo, a coesão territorial”.

Nesse sentido, e porque os parceiros foram unânimes na necessidade de organizar um evento em conjunto, as freguesias de Feteiras, Candelária, Ginetes, Mosteiros e Sete Cidades, tendo o Instituto de Segurança Social dos Açores também como parceiro, mobilizaram-se para a sensibilização da população e parceiros locais para a valorização dos recursos endógenos para uma estratégia comum de inclusão e coesão social.

Anexos:Fotos: GaCS/SC

GaCS

Sem comentários: