quinta-feira, 7 de abril de 2016

Investimentos sociais no Corvo dão expressão prática à coesão regional, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores presidiu hoje, na ilha do Corvo, ao lançamento da primeira pedra da obra de requalificação do Serviço de Apoio Domiciliário, um investimento de cerca de 660 mil euros que representa um exemplo da expressão prática da política de coesão regional que o Executivo está a concretizar em todo o arquipélago.

“Como Presidente do Governo, fiz questão de estar hoje aqui convosco porque, efetivamente, é importante aquilo que estamos, de forma simbólica, a assinalar neste momento, não na perspetiva daquilo que o Governo faz, mas de sinalizar a importância de, também por atos, darmos expressão prática ao espírito de coesão regional que fazemos por concretizar em todas as ilhas”, afirmou Vasco Cordeiro.

Além deste investimento, que constitui o cumprimento de um compromisso assumido e que resulta de uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Corvo, já no próximo mês iniciam-se as obras de construção da creche e jardim de infância do Corvo, orçadas em cerca de 500 mil euros, uma nova infraestrutura com capacidade para cerca de três dezenas de crianças.

No início da visita estatutária à ilha, Vasco Cordeiro salientou ainda que o Executivo Regional definiu, nesta legislatura, como uma das prioridades da área social a requalificação e ampliação da Rede Regional de Equipamentos Sociais nas suas várias componentes.

Nesse sentido, e à medida que se caminha para a conclusão desta primeira legislatura, o Governo já disponibilizou 11 valências novas ou requalificadas dirigidas à população idosa de várias ilhas dos Açores, num investimento público de cerca de 17 milhões de euros.

“Além disso, estão em curso obras em equipamentos sociais na Terceira, em São Miguel e no Pico e, durante este ano, para além desta obra na ilha do Corvo, serão iniciados trabalhos em oito valências que vão contribuir para a melhoria das condições de vida de cerca de 400 idosos em ilhas como o Faial, o Pico, a Graciosa, Flores ou Santa Maria”, anunciou.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, que a determinação do Governo em apoiar as famílias açorianas não se esgota apenas no investimento em infraestruturas, uma vez que inclui medidas e apoios regionais de grande relevância, como o Complemento Regional de Pensão – o chamado ‘cheque pequenino’ -, o Complemento Açoriano de Abono de Família para Crianças e Jovens, o apoio à aquisição de medicamentos por idosos (COMPAMID) ou o Complemento Especial para os Doentes Oncológicos (CEDO).

“Tudo isso são medidas que, no fundo, dão expressão prática a esta preocupação que o Governo elencou como sua e que tem feito, até ao limite das suas competências e dos seus recursos, questão de cumprir”, assegurou o Presidente do Governo, para quem em causa está o princípio de “não deixar ninguém para trás”.

No primeiro dia da visita do Governo à ilha do Governo, o Presidente do Governo, acompanhado pelo Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, reuniu-se, também, com a Associação Agrícola da ilha e com alguns dos seus associados.

Anexos:
2016.04.07-PGR-ServiçoApoioDomiciliárioSCMC.mp3

GaCS

Sem comentários: