domingo, 10 de abril de 2016

Peixe dos Açores em destaque em evento gastronómico em Lisboa

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Lisboa, que “o peixe dos Açores tem ganhado muita projeção fora de portas”, acrescentando que “há cada vez mais chefs portugueses interessados em utilizar” o pescado açoriano na confeção de pratos.

Fausto Brito e Abreu falava na nona edição do evento gastronómico ‘Peixe em Lisboa', que tem como objetivo celebrar a qualidade e a versatilidade do peixe e marisco português, e que este domingo colocou em destaque o peixe dos Açores.

Para além da exposição de pescado açoriano, foram também selecionadas espécies dos Açores, nomeadamente atum e veja, para dois 'showcookings' e aulas de culinária proporcionadas pela Escola Hoteleira de Lisboa, com a colaboração da Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada.

“Esta é uma oportunidade de promover o pescado açoriano enquanto produto de elevada qualidade”, afirmou Brito e Abreu, referindo que “a participação neste evento insere-se na estratégia do Governo Regional de promoção e divulgação para a valorização do peixe fresco e transformado do Mar dos Açores”, um dos objetivos do documento `Melhor Pesca, Mais Rendimento`, apresentado ao Conselho Regional das Pescas há cerca de um ano.

O Secretário Regional do Mar frisou que o peixe capturado em águas açorianas “é de excelente qualidade e é pescado de uma forma artesanal e sustentável”, destacando a ‘Marca Açores’ enquanto selo de qualidade dos produtos oriundos do mar do arquipélago que pode funcionar como “um fator de valorização comercial”.

“Devemos preocuparmo-nos em informar o consumidor sobre a forma como o nosso pescado é capturado, recorrendo a artes seletivas”, disse, salientando a importância de “valorizar comercialmente espécies menos valorizadas que têm um elevado valor nutricional, como é o caso do peixe-porco, veja ou tainha”.

O governante referiu ainda que “é preciso sensibilizar cada vez mais os profissionais de cozinha para a inovação gastronómica e para a importância do consumo diversificado e sustentável de pescado fresco”.

A iniciativa ‘Peixe em Lisboa’, que decorre até 17 de abril, no Pátio da Galé, é o maior evento gastronómico nacional dedicado aos produtos do mar com projeção internacional, sendo que a Região está representada através da LOTAÇOR, em parceria com a Docapesca, e das fábricas de conservas de Santa Catarina e da COFACO.

Aulas de cozinha, degustação de pratos à base de peixes e mariscos, mercado gourmet e apresentação ao vivo de jovens cozinheiros são algumas das atividades previstas no evento.

Anexos:
2016.04.10-SRMCT-PeixeEmLisboa.mp3

GaCS

Sem comentários: