quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Governo prepara resgate leiteiro e reforça medidas de apoio aos agricultores da Região, anuncia Vasco Cordeiro


O Governo dos Açores está a preparar um conjunto de medidas destinadas ao sector agrícola, onde se incluem, o lançamento de um novo resgate leiteiro, a manutenção, no próximo ano, das antecipações do pagamento dos prémios aos produtos lácteos, a consignação, muito brevemente, da empreitada de construção do Pavilhão de Exposições, a instalar na Feira Agrícola de Santana, em S. Miguel, e o apoio à construção da Fábrica de Rações da Cooperativa União Agrícola, anunciou hoje, em Rabo de Peixe, o Secretário Regional da Economia.



Vasco Cordeiro, que participava em representação do Presidente do Governo, na cerimónia de entrega de diplomas de cursos de formação profissional e certificados do contraste leiteiro do ano 2010, salientou que este conjunto de medidas destina-se a manter “a evolução verdadeiramente notável” que o sector agrícola tem vindo a conhecer nos últimos anos, nomeadamente através do “investimento público modernizador dos seus principais meios infra-estruturais”, mas também no “acompanhamento e apoio ao esforço dos agricultores na melhoria das suas explorações e na progressiva reestruturação das unidades de produção”.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro destacou o investimento público previsto para a construção do Parque de Exposições e do apoio à construção da fábrica de rações, que no conjunto ascendem a 18 milhões de euros, e o leque de medidas que vai permitir afirmar cada vez mais o sector agrícola como peça essencial do desenvolvimento dos Açores.

Assim, anunciou, “é por termos feito esta opção de cooperação com os agricultores, e não por conveniência do momento, que vamos prosseguir o esforço que temos feito em anos anteriores para mantermos, em 2011, a antecipação do pagamento ao prémio dos produtos lácteos, medida que desenvolvemos nos Açores muito antes de quaisquer outros e que tem ajudado a manter os níveis de capitalização das empresas agrícolas leiteiras”.

Nesse âmbito insere-se também o lançamento de um novo resgate leiteiro “que será de grande importância para favorecer a reestruturação das empresas agrícolas e que proporcionará uma saída com dignidade e com rendimento aos que cessarem a sua actividade de empresários agrícolas”.

Segundo o governante, “o sucesso da agricultura açoriana, e, apesar dos desafios, a nossa agricultura conheceu numerosos sucessos, deve-se, em primeiro lugar aos nossos agricultores, aos nossos empresários agrícolas, que responderam de forma absolutamente extraordinária aos desafios com que foram sendo confrontados”, assim como “ao trabalho conjunto do Governo, das instituições representativas do sector e dos agricultores”.

Entre os sucessos alcançados no sector agrícola encontra-se, precisamente, afirmou, o “Contraste Leiteiro”, que “é um valioso instrumento de apoio à gestão de uma exploração permitindo aferir o mérito genético dos animais, dando à exploração leiteira a informação necessária à melhoria da gestão do activo animal”. Uma medida de grande alcance, destacou, já que “contribui para melhorar a eficiência, a competitividade e o rendimento dos agricultores constituindo, igualmente, uma validação do valor genético dos bovinos leiteiros”. Algo, “já reconhecido pelos juízes internacionais que têm presidido a vários concursos que se realizam nos Açores e que começa a ser um valor procurado por agricultores exteriores à região”.

“Neste serviço que é prestado aos produtores de leite pelo contraste leiteiro desenvolvemos mais uma forma da cooperação que mantemos com o movimento associativo agrícola da Região. Uma cooperação que está muito para além do mero financiamento público do contraste leiteiro, porque se desenvolve também ao nível da cumplicidade nos objectivos e no envolvimento técnico das competências dos serviços públicos da área agrícola com as competências existentes nas organizações de produtores”, destacou.

Por fim, Vasco Cordeiro deixou aos agricultores presentes na cerimónia de hoje uma mensagem de optimismo para o futuro: “Os tempos que vivemos, a conjuntura que nos desafia a todos a dar o nosso melhor, exige de todos energia redobrada, determinação como nunca e uma vontade inquebrantável de vencer os desafios que temos à frente. Mas interessa ter sempre presente que, também nestes momentos que nos põem à prova, os Agricultores têm ao seu lado o Governo dos Açores”, concluiu.



GaCS

Sem comentários: