sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Governo Regional desenvolve luta sem tréguas sobre a prevenção e o tratamento da SIDA nos Açores


A Directora Regional da Saúde afirmou ontem, em Ponta Delgada, que se assiste actualmente no mundo a um progresso sem precedentes, relativamente à luta contra o VIH/SIDA.



Na sessão de abertura das XII Jornadas do Núcleo de Estudos sobre a Infecção VIH da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, à qual presidiu, em representação do Secretário Regional da Saúde, Sofia Duarte sublinhou que, de acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de novas infecções em todo o mundo diminuiu em 15 por cento, na última década.

Sobre esta matéria, adiantou, também, que o número de mortes por SIDA diminuiu em 22 por cento, no mesmo período de tempo a nível mundial.

No início do encontro de três dias, referiu que os Centros de Saúde e Unidades de Saúde de Ilha do Serviço Regional de Saúde dispõem, há já vários anos nos Açores, de testes de rastreio do VIH, permitindo o acesso à detecção precoce da doença de forma rápida, gratuita e confidencial.

Sofia Duarte considerou que foi na assumpção da prevenção e tratamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida que, no arquipélago, se orientou a concepção e consequente implementação do Programa Regional de Prevenção e Controlo da Infecção VIH/SIDA, incluído no Plano Regional de Saúde 2009/2012.

Segundo esclareceu, o Plano Regional de Saúde integra-se numa estratégia regional e nacional de Prevenção das Doenças Transmissíveis e contribui para a implementação de princípios definidos pela Lei de Bases da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde.

Defendeu, por outro lado, que na área da saúde, a articulação com a sociedade civil e as Organizações Não Governamentais é um elemento facilitador da comunicação e informação, enriquecendo a aplicação de modelos de prevenção mais ajustados à realidade.

Frisou, igualmente, que a estrutura regional de coordenação da luta contra o VIH/SIDA foi recentemente alterada, tornando-a mais flexível e operacional, de forma a serem alcançados os objectivos da implementação do Programa Regional de Prevenção e Controlo da Infecção VIH/SIDA.

Anunciou, ainda, a realização de um estudo a ter início no primeiro trimestre de 2012 nos Açores, visando avaliar, no âmbito desta temática, a percepção do risco nos jovens universitários, em colaboração com a Universidade dos Açores, Escolas de Enfermagem de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada e Cresaçor.

Acrescentou que o Programa Regional de Prevenção e Controlo da Infecção VIH/SIDA tem vindo a implementar medidas e acções de forma articulada com as Unidades de Saúde nas ilhas.

Como exemplo disso, recordou as iniciativas de sensibilização que decorreram na última quarta-feira em toda a Região Autónoma, principalmente, junto das escolas secundárias, em estreita articulação com o Programa Regional de Saúde Escolar e Saúde Infanto-Juvenil, através das Equipas de Saúde Escolar.



GaCS

Sem comentários: