Os Açores vão receber no próximo ano a reunião magna do European VLBI Group for Geodesy and Astrometry (EVGA), depois de a candidatura açoriana ter derrotado a que foi apresentada pela Rússia.
A candidatura dos Açores, apresentada durante a oitava assembleia do International VLBI Service for Geodesy and Astrometry (IVS), realizada em Xangai, na China, obteve 36 dos 39 votos possíveis, enquanto a candidatura russa obteve apenas três votos.
A presença dos Açores nestes fóruns decorre no âmbito da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), da qual a Região Autónoma dos Açores é sócia em conjunto com o Instituto Geográfico Espanhol, sendo a sua face visível a estação que está atualmente em construção em Santa Maria.
O projeto da RAEGE visa a construção de uma rede composta por quatro estações geodésicas fundamentais (EGF), destinadas à realização de estudos de Radioastronomia, Geodesia e Geofísica.
Estas quatro estações situam-se em Yebes (Madrid) e nas Canárias, ambas em Espanha, e nas ilhas de Santa Maria e das Flores, nos Açores.
A estação de Yebes foi inaugurada no final do ano passado, estando a segunda estação desta rede em final de construção na ilha de Santa Maria.
Esta estação estará pronta a ser inaugurada, com todos os equipamentos em funcionamento, a partir do primeiro trimestre de 2015, altura em que se realizará nos Açores o encontro EVGA2015, que contará com a presença de cerca de 80 investigadores de todo o mundo.
Este evento, que se realizará de 18 a 22 de maio de 2015, terá a duração de cinco dias e será agregado ao encontro da direção do IVS, que contará com cerca de duas dezenas de participantes.
No total, estes dois eventos deverão trazer a São Miguel e Santa Maria cerca de uma centena de participantes.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário