O II Festival de Vimes das Furnas, organizado pelo Parque Natural de São Miguel em parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato, vai decorrer a 10 e 11 de maio, entre as 10h00 e as 17h00, nas imediações do Centro de Monitorização e Investigação das Furnas.
Duas artesãs inglesas, do Basketmakers Association, e vários artesãos regionais que trabalham com vime, junco, espadana e palha, fibras naturais disponíveis na natureza açoriana, vão estar presentes neste evento, que visa promover a inovação e a troca de técnicas e de produtos finais com os artesãos locais e o público.
A semana que antecede o Festival, tal como aconteceu no ano passado, será destinada à execução de peças em vime ao ar livre, numa perspetiva de conceber novos usos para esta matéria-prima e assinalar a paisagem envolvente com pontos de interesse (LandArte).
O fim-de-semana será reservado à descoberta da arte de cestaria e a um conjunto de workshops, com recurso a fibras naturais, bem como diversas mostras de artesanato local.
Os vimes foram reintroduzidos na paisagem para o controlo da erosão, através do projeto de Recuperação Ecológica e Paisagística da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas (Furnas LandLab), sendo promovido nas zonas encharcadas, enquanto o trigo e o centeio estão a ser cultivados para produzir palha e a espadana faz parte de uma coleção de culturas antigas.
Este exemplo de sustentabilidade ecológica, económica e social é uma mais-valia no âmbito de implementação do Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas, que aponta não só para a promoção dos valores locais, mas também para a diversificação e consolidação da base económica local.
Os interessados em participar podem inscrever-se nos workshops através do endereço de correio eletrónico parque.natural.smiguel@azores.gov.pt ou do telefone 296 584 436.
Esta iniciativa, que integra o Programa Parque Aberto e assume também um papel de dinamização e promoção do Parque Natural de São Miguel, tem o apoio da SATA, da Câmara Municipal da Povoação e da Junta de Freguesia de Água Retorta.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário