O Secretário Regional da Saúde reuniu hoje, em Ponta Delgada, com os representantes da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL), um encontro que, segundo Luís Cabral, “permitiu avançar no sentido de um consenso que serve tanto os interesses do Serviço Regional de Saúde como os interesses dos laboratórios”.
Luís Cabral salientou que as negociações têm caminhado no sentido de um entendimento, o que vai permitir que este regime de reembolsos, que já não existe no continente nem na Madeira, se possa manter nos Açores “como uma ajuda do Governo às pessoas que recorrem aos serviços privados de saúde”.
As alterações, segundo o Secretário Regional, visam racionalizar o sistema, de modo a proporcionar “uma melhor resposta aos utentes que mais precisam”.
O Secretário Regional manifestou disponibilidade para rever alguns pontos, tendo em conta que o preço base de algumas análises realizadas nos laboratórios da Região é mais elevado face ao volume de atos que os laboratórios do continente realizam.
Luís Cabral reafirmou, por outro lado, que a limitação prevista para determinados atos se refere unicamente a situações de rotina, tendo em consideração a regular necessidade dos cidadãos na vigilância da sua saúde.
Se um utente apresentar qualquer sintoma que indicie a necessidade de mais algum exame é porque a sua situação exige outros cuidados e, nesse caso, deve recorrer aos serviços de saúde, onde fará todos os exames clinicamente necessários.
2014.05.02-SRS-AnálisesClínicas.MP3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário