segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Esclarecimento da Secretaria Regional da Educação e Cultura

A Secretaria Regional da Educação e Cultura (SREC), relativamente à contratação de docentes e à abertura do próximo ano letivo nos Açores, entende ser necessário esclarecer que:

Até ao momento, todos os procedimentos concursais de pessoal docente para o ano escolar de 2015/2016 estão a decorrer conforme o planeado, prevendo-se que, na data fixada para o início do ano letivo, as escolas públicas da Região disponham, como tem sido prática ao longo dos últimos anos, dos recursos humanos necessários ao seu normal funcionamento.

De todos os procedimentos relativos aos concursos, que culminam no dia 9 de setembro próximo, regista-se igualmente a inexistência de reclamações por parte dos concorrentes, o que reconfirma a segurança e a valia dos mesmos.

O Governo dos Açores reafirma, por outro lado, o seu propósito de proceder até 2016, através de critérios claros e objetivos, como se comprometeu, à integração no quadro de professores contratados, num processo iniciado em 2014 e que, até ao momento, abrangeu a abertura de 199 vagas.

A contratação de professores a termo resolutivo resulta da satisfação de necessidades transitórias do Sistema Educativo Regional, designadamente para substituição de docentes no exercício de atividades públicas, e não de situações permanentes, como se pretende fazer crer.

É, pois, com natural expetativa que neste ano letivo 2015/2016, ano inicial do programa ProSucesso, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, vai afetar mais de duas centenas de professores aos projetos de combate ao insucesso educativo e de promoção do sucesso dos alunos, nomeadamente ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico e das disciplinas nucleares de Português e de Matemática no 2.º e 3.º ciclos.

Em suma, o Governo dos Açores, além de promover a estabilidade do corpo docente, está sobretudo empenhado na tarefa, que a todos nos deve animar e envolver, da melhoria e consolidação dos resultados escolares, já que no centro da comunidade escolar se encontra o aluno.




GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 1 e 2 de setembro

TERÇA-FEIRA, DIA 1:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

10H00 - O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto Viveiros, é ouvido pela Comissão Permanente de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

14H30 - O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, é ouvido pela Comissão Permanente de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Local: delegação da ALRAA, em Ponta Delgada.

OUTROS AGENDAMENTOS:

10H00 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, reúne-se, nos Estados Unidos da América, com o Mayor de New Bedford, Jonathan Mitchell.

Local: City Hall, 133 William Street, em New Bedford.

14H30 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, reúne-se, nos Estados Unidos da América, com o Mayor de Lowell, Rodney Elliott.

Local: City Hall, 375 Merrimack Street, em Lowell.

NOTA: indica-se a hora local, menos quatro do que nos Açores.

QUARTA-FEIRA, DIA 2:

09H00 - O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, participa na reunião da Mesa do Comité das Regiões.

Local: Câmara de Comércio do Luxemburgo, rue Alcide de Gasperi.

NOTA: indica-se a hora local, mais duas do que nos Açores.

10H15 - O Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, é ouvido pela Comissão Permanente de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Local: delegação da ALRAA, em Angra do Heroísmo.

15H00 - O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, participa na conferência Adaptação às Alterações Climáticas e Tecnologias de Baixo Carbono.

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, largo do Colégio.



GaCS

Açores estão melhor que várias regiões do país na disponibilização de recursos à população, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, em Ponta Delgada, que a Região Autónoma dos Açores encontra-se numa posição muito melhor do que outras regiões do país no que se refere à disponibilização de recursos à população.

“Em termos da disponibilização de recursos e de serviços, penso que estamos muito melhor do que um conjunto de regiões do país”, afirmou Andreia Cardoso.

“A Autonomia trouxe-nos isso de bom, a possibilidade de alocarmos os recursos às áreas que entendemos que são mais importantes", frisou a Secretária Regional, para quem "a solidariedade tem sido uma área privilegiada" pelo Governo Regional, apontando o investimento do Executivo na Rede Regional de Equipamentos Sociais.

Andreia Cardoso falava à margem das comemorações do Dia Internacional da Solidariedade, que é hoje assinalado com um conjunto de atividades promovidas pela Direção Regional da Solidariedade Social, em parceria com Instituições Particulares de Solidariedade Social da ilha de S. Miguel, nomeadamente a Arrisca, Cresaçor, Norte Crescente e Aurora Social, assim como as casas do povo de Arrifes e Capelas, contando ainda com a participação da Associação de Juventude da Candelária e da Casa do Gaiato de S. Miguel.

“Felizmente tivemos os recursos humanos, financeiros e técnicos necessários para ir acautelando as situações que eram mais urgentes e necessárias e para manter um conjunto de serviços e recursos disponíveis” afirmou Andreia Cardoso, frisando que se trata de um “ponto de honra” do Governo dos Açores ter conseguido reforçar o financiamento e a disponibilidade para estar ao serviço das instituições e das famílias açorianas.

Anexos:


GaCS

Governo dos Açores investe 100 mil euros na proteção da orla costeira de São Vicente Ferreira

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, iniciou os procedimentos de contratação relativos à empreitada para o reforço da proteção costeira e requalificação do Porto de S. Vicente Ferreira, na ilha de S. Miguel.

Esta empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, está orçada em cerca de 100 mil euros e visa, por um lado, reforçar a proteção costeira e, por outro, reabilitar o local, criando melhores condições de segurança para os utilizadores do porto e da zona envolvente.

As obras, que têm um prazo de execução de 90 dias após o início dos trabalhos, pretendem minimizar os efeitos provocados pela agitação marítima sobre a orla costeira da baía circundante, que causam o desassoreamento do pé da rampa existente, podendo levar à ocorrência de acidentes por parte dos utilizadores daquela zona.

Nesse sentido, será executado um prisma de enrocamento com cerca de 40 metros de comprimento, a uma cota superior à do muro cais existente, e serão realizadas reparações na rampa de varagem.  

A orientação escolhida para o prisma, bem a remoção do atual muro cais, tiveram por base os contactos efetuados com a população local e permitirão o alargamento do canal de acesso marítimo e da rampa.

O Governo dos Açores, como parte da sua estratégia para a adaptação às alterações climáticas, tem previstas intervenções de proteção da orla costeira em várias ilhas do arquipélago.



GaCS

Preço máximo de venda dos combustíveis atualizado nos Açores

As recentes alterações das cotações de referência dos produtos petrolíferos registadas nos mercados internacionais vão levar a uma atualização do preço máximo de venda dos combustíveis na Região Autónoma dos Açores.

Esta atualização consiste na descida em três cêntimos por litro no preço máximo das gasolinas de 95 e 98 octanas e dos gasóleos rodoviário, agrícola e pescas.

Assim, a gasolina de 95 octanas passa a custar 1,38 euros por litro, enquanto a gasolina de 98 octanas passa a custar 1,45 euros por litro.

O gasóleo rodoviário passa a custar 1,14 euros por litro, enquanto os gasóleos agrícola e pescas passam a custar 0,67 e 0,47 euros por litro, respetivamente.

Os novos preços entram em vigor às 00h00 de terça-feira, 01 de setembro.



GaCS

Adjudicada elaboração do projeto de reabilitação e beneficiação do Centro de Saúde das Velas

A elaboração do projeto de reabilitação e beneficiação do Centro de Saúde das Velas, em S. Jorge, foi adjudicada à empresa Costa Poim - Fiscalização, Estudos e Projetos de Engenharia, Lda, por cerca de 41 mil euros.

Esta intervenção visa a reparação de diversas patologias do edifício onde funciona o Centro de Saúde e que prejudicam o seu normal funcionamento, nomeadamente a melhoria da acessibilidade exterior, a instalação do serviço de esterilização, o aumento de capacidade e de valências em diversas áreas.

A empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, prevê ainda a adaptação para internamento de cuidados continuados, a restruturação da rede elétrica e de telecomunicações, a instalação de um sistema de alarme de incêndio e de uma rede de combate a incêndios, a reformulação das redes de águas e de esgotos, bem como um reforço geral estrutural do edifício.



GaCS

Proteção Civil alerta para precipitação forte no Grupo Ocidental dos Açores

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma depressão localizada a sudoeste do Grupo Ocidental dos Açores deverá provocar forte instabilidade atmosférica nas ilhas das Flores e do Corvo.




Assim, emite-se:

Para o Grupo Ocidental

Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO
No período entre as 15H00 de hoje, 31 de agosto, e as 03H00 de terça-feira, 1 de setembro.
Períodos de chuva e aguaceiros por vezes fortes.

O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

Manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas.

Não despejar lixo ou entulho nas ribeiras, nem as obstruir com troncos ou ramadas.

Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.





GaCS

domingo, 30 de agosto de 2015

Investimento na Rede Regional de Equipamentos Sociais traz alternativas reais às famílias, afirma Andreia Cardoso

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, na Povoação, que o investimento feito pelo Governo dos Açores no desenvolvimento da sua Rede Regional de Equipamentos Sociais proporciona alternativas reais às famílias açorianas para a conciliação das suas vidas familiares e profissionais.

“Independentemente de virem a recorrer a uma ama, a um jardim-de-infância, a uma creche, a um ATL ou até mesmo a uma combinação destas várias hipóteses que se ajuste ao seu horário laboral, todo o investimento que o Governo dos Açores tem feito na sua Rede Regional de Equipamentos Sociais, neste caso particular na área da infância, tem proporcionado alternativas reais às famílias”, afirmou Andreia Cardoso.

A Secretária Regional falava na inauguração da nova creche da freguesia das Furnas, no concelho da Povoação, um investimento integralmente financiado pelo Programa PRORURAL, no valor de 200 mil euros, que terá capacidade para acolher 33 crianças.

Na sua intervenção na cerimónia, a que presidiu em representação do Presidente do Governo, Andreia Cardoso salientou que o Executivo está atento aos “desafios reais” das famílias açorianas, recordando a medida anunciada em julho, por Vasco Cordeiro, relativamente ao aumento dos apoios às mensalidades das creches.

“As famílias que tenham dois filhos a frequentar a valência de creche na Região passam a beneficiar de um desconto de 30 por cento nas mensalidades, enquanto as que tiverem três ou mais filhos nessas condições beneficiarão, para esses filhos, de um desconto de 50 por cento nas mensalidades”, frisou.

Andreia Cardoso assegurou que o Governo dos Açores tudo fará para assegurar às famílias açorianas “condições para fazerem as melhores escolhas para as suas famílias num mundo cada vez mais complexo. E procuramos, primeiro e acima de tudo, garantir o melhor começo de vida possível a todas as crianças, que representam a força e o futuro da nossa Região”.


Anexos:



GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 31 de agosto e 1 de setembro

SEGUNDA-FEIRA, DIA 31:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

17H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, está presente no encerramento das comemorações do Dia Internacional da Solidariedade.

Local: salão Polivalente das Capelas, rua Nossa Senhora da Apresentação, n.º 3, na Freguesia de Capelas, Concelho de Ponta Delgada.

18H00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, está presente na apresentação da nova telenovela da SIC Coração d’Ouro.

Local: Museu de Angra do Heroísmo, ladeira de São Francisco.

OUTROS AGENDAMENTOS:

10H00 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, reúne-se, nos Estados Unidos da América, com o Mayor de Fall River, Sam Sutter.

Local: City Hall, One Government Center, em Fall River.

NOTA: indica-se a hora local, menos quatro do que nos Açores.

13H30 - O Diretor Regional da Solidariedade Social, Frederico Sousa, está presente nas comemorações do Dia Internacional da Solidariedade.

Local: edifício Atlântico, avenida D. João III, n.º 41, em Ponta Delgada.

18H00 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, está presente no encerramento das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América.

Local: 75 Grand Army Highway, em Swansea.

NOTA: indica-se a hora local, menos quatro do que nos Açores.

19H00 - O Diretor Regional da Organização e Administração Pública, Victor Santos, está presente na inauguração da sede da Junta de Freguesia da Criação Velha.

Local: estrada da Criação Velha, junto à sede da Casa do Povo, Concelho de Madalena.

21H00 - O Diretor Regional da Solidariedade Social, Frederico Sousa, está presente no Encontro de Projetos Solidários.

Local: Portas do Mar, em Ponta Delgada.

TERÇA-FEIRA, DIA 1:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

10H00 - O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto Viveiros, é ouvido pela Comissão Permanente de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

14H30 - O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, é ouvido pela Comissão Permanente de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Local: delegação da ALRAA, em Ponta Delgada.

OUTROS AGENDAMENTOS:

10H00 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, reúne-se, nos Estados Unidos da América, com o Mayor de New Bedford, Jonathan Mitchell.

Local: City Hall, 133 William Street, em New Bedford.

14H30 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, reúne-se, nos Estados Unidos da América, com o Mayor de Lowell, Rodney Elliott.

Local: City Hall, 375 Merrimack Street, em Lowell.

NOTA: indica-se a hora local, menos quatro do que nos Açores.





GaCS

Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores/Comunidades apresentado nos EUA

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em Fall River, nos Estados Unidos da América, que o Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores / Comunidades constitui “mais um instrumento de divulgação dos Açores, da sua diversidade sociocultural e de valorização do Povo Açoriano”.

“Através deste sítio podemos percorrer as dezenas de Festas do Espírito Santo que acontecem em todas as ilhas açorianas, bem como as da Diáspora que embarcaram na bagagem dos nossos emigrantes”, frisou Paulo Teves, que falava sábado, na Casa dos Açores da Nova Inglaterra, onde apresentou o novo sítio da Internet que congrega mais de duas centenas de festas dos Açores, Portugal continental, Canadá, EUA, Brasil, Bermudas e Venezuela.

O Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores / Comunidades, disponível no endereço eletrónico www.roteirodesazores.com, é uma iniciativa do Governo dos Açores, desenvolvida através das direções regionais das Comunidades, da Cultura e do Turismo, que disponibiliza inúmeras manifestações em louvor ao Espírito Santo, com a respetiva informação histórica, complementada com fotos ilustrativas da sua realização e evolução ao longo dos anos, bem como os contactos e as datas de celebração.

“Mais do que um mapeamento, é também um importante contributo para a divulgação da história e da realidade cultural dos Açores e da sua Diáspora, bem como um instrumento que estimulará as relações entre os Açorianos e açordescendentes, onde quer que se encontrem”, salientou Paulo Teves, reafirmando que “esta expressiva manifestação de Açorianidade contribui para o reforço e valorização da Portugalidade no mundo”.

“Esta plataforma universal, acessível a qualquer um, não só divulgará a diversidade da nossa oferta turística, na vertente religiosa e cultural, mas também será essencial para a manutenção desta tradição junto das gerações mais novas”, afirmou o Diretor Regional.

“Para o Governo dos Açores, a concretização deste projeto é, de igual modo, uma sentida homenagem aos milhares de Açorianos que, no arquipélago e em diversas partes do globo, têm mantido esta tradição ao longo dos séculos”, destacou Paulo Teves, acrescentando que neste Roteiro é possível encontrar festas que se realizam há mais de 200 anos, como no Brasil, assim como uma festa que se realizou pela primeira vez este ano, numa iniciativa de uma comunidade de açordescendentes na Venezuela.

Para além das Festas, que são pesquisáveis através de um motor de buscas por país, província, estado, cidade ou freguesia, o Roteiro inclui uma parte dedicada à história desta manifestação nos Açores, incluindo os conceitos dos seus diversos símbolos, bem como o áudio do hino do Espírito Santo e respetivas partituras para filarmónicas e coros.

Esta nova plataforma disponibiliza também um conjunto de artigos científicos sobre este tema, da autoria de investigadores de Portugal, Brasil, Canadá e EUA, e possui ligações a diversas áreas dos Açores como a cultura, turismo ou oportunidades de investimento.

Na sua intervenção, o Diretor Regional das Comunidades salientou que este trabalho não está concluído, pois ainda existem inúmeras festas que devem ser introduzidas, possuindo a plataforma um espaço dedicado à sua inserção, incluindo a colocação de fotos e vídeos, pois este é “um projeto que queremos isento de limites de tempo e de espaço”.

“Acreditamos que esta ferramenta contribuirá para a perpetuação do nosso legado junto das gerações vindouras, bem como valorizará as nossas gentes da Diáspora junto de todos aqueles que, não sendo dos Açores, partilham o mesmo espaço geográfico”, frisou Paulo Teves.



GaCS

sábado, 29 de agosto de 2015

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 e 31 de agosto

DOMINGO, DIA 30:

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO:

18H00 - O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, incorpora-se na Procissão em Honra do Senhor Bom Jesus da Pedra.

Local: Igreja Matriz de S. Miguel Arcanjo, em Vila Franca do Campo. 

ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO:

14H00 - O Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, preside à cerimónia de inauguração da Zona de Lazer/Parque Infantil do Cabo da Praia.

Local: canada da Areia, Freguesia de Cabo da Praia, Concelho de Praia da Vitória.

15H00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, preside, em representação do Presidente do Governo, à inauguração do edifício da Creche das Furnas.

Local: avenida Vítor Manuel Rodrigues, Freguesia de Furnas, Concelho de Povoação.

OUTROS AGENDAMENTOS:

12H00 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, participa na Missa Solene de Coroação das Festas do Divino Espírito Santo de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América.

14H00 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, incorpora-se na Procissão de Coroação das Festas do Divino Espírito Santo de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América.

Local: Igreja de Santana, South Main Street, em Fall River.

NOTA: indica-se a hora local, menos quatro do que nos Açores.

SEGUNDA-FEIRA, DIA 31:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

17H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, está presente no encerramento das comemorações do Dia Internacional da Solidariedade.

Local: salão Polivalente das Capelas, rua Nossa Senhora da Apresentação, n.º 3, na Freguesia de Capelas, Concelho de Ponta Delgada.

18H00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, está presente na apresentação da nova telenovela da SIC Coração d’Ouro.

Local: Museu de Angra do Heroísmo, ladeira de São Francisco.

OUTROS AGENDAMENTOS:

10H00 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, reúne-se, nos Estados Unidos da América, com o Mayor de Fall River, Sam Sutter.

Local: City Hall, One Government Center, em Fall River.

NOTA: indica-se a hora local, menos quatro do que nos Açores.

13H30 - O Diretor Regional da Solidariedade Social, Frederico Sousa, está presente nas comemorações do Dia Internacional da Solidariedade.

Local: edifício Atlântico, avenida D. João III, n.º 41, em Ponta Delgada.

18H00 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, está presente no encerramento das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América.

Local: 75 Grand Army Highway, em Swansea.

NOTA: indica-se a hora local, menos quatro do que nos Açores.

19H00 - O Diretor Regional da Organização e Administração Pública, Victor Santos, está presente na inauguração da sede da Junta de Freguesia da Criação Velha.

Local: estrada da Criação Velha, junto à sede da Casa do Povo, Concelho de Madalena.

21H00 - O Diretor Regional da Solidariedade Social, Frederico Sousa, está presente no Encontro de Projetos Solidários.

Local: Portas do Mar, em Ponta Delgada.



GaCS

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Governo dos Açores estuda alargamento de apoio domiciliário em Santa Maria

O Diretor Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, em Vila do Porto, que o Governo dos Açores está a estudar o alargamento dos serviços de apoio domiciliário como forma de reduzir a pressão sobre as listas de espera para a valência de lar.

“Em função do estudo de caraterização efetuado aos serviços de apoio ao domicílio, foi possível determinar que o alargamento da sua capacidade contribuiria para aliviar a pressão sobre as listas de espera para o lar da Santa Casa da Misericórdia”, salientou Frederico Sousa, no final de uma reunião com a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, instituição responsável pela valência de lar na ilha de Santa Maria.

A reunião, segundo o Diretor Regional, teve como objetivo “avaliar e acompanhar as necessidades e anseios da instituição no que diz respeito ao melhoramento da prestação de serviço aos utentes que frequentam as valências financiadas pelo Governo dos Açores”.

Frederico Sousa comprometeu-se a avaliar, juntamente com a instituição, a possibilidade de ampliação do lar de idosos, de forma a aumentar a capacidade de resposta desta valência, tal como em relação ao serviço de apoio domiciliário na ilha de Santa Maria, prestado pelo Recolhimento de Santa Maria Madalena.



GaCS

Oferta de biblioteca açoriana à Universidade de Massachusetts é aposta na divulgação dos Açores nos EUA

O Diretor Regional das Comunidades afirmou hoje, em Lowell, nos Estados Unidos da América, que a biblioteca com mais de 300 livros e cerca de 80 CD e DVD de temas e autores açorianos que o Governo dos Açores ofereceu à Universidade de Massachusetts constitui “uma clara aposta na divulgação dos Açores nos EUA”.

“É importante que, numa comunidade maioritariamente de origem açoriana, se promova o aprofundamento do conhecimento da Região, incentivando os jovens estudantes a descobrir as nossas ilhas e o nosso povo”, frisou Paulo Teves, na inauguração da Biblioteca Açoriana.

Para o Diretor Regional das Comunidades, a disponibilização de informação acessível ao público em geral “contribui para a valorização pela sociedade de acolhimento” da comunidade açoriana emigrada e dos seus descendentes, acrescentando que “nunca será de mais relevar o papel que desempenharam e desempenham no progresso deste país”.

Paulo Teves salientou que o Governo Regional tem investido na divulgação dos autores açorianos, quer através da oferta de bibliotecas, como foi o caso, em junho, das que foram entregues às bibliotecas Nacional e da Universidade das Bermudas, quer na criação do Programa Emanuel Félix, que visa apoiar a tradução para língua inglesa de autores açorianos para posterior publicação nos EUA, Canadá e Bermudas, ou ainda através do envio regular de obras a todas as Casas dos Açores.

“Mais do que disponibilizar agora as obras, será necessário também estimular junto dos estudantes a sua leitura e o seu estudo, bem como da população em geral sobre a diversidade do nosso património sociocultural”, afirmou o Diretor Regional, que iniciou hoje uma visita às comunidades açorianas da costa leste dos EUA, durante a qual também vai participar nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra.

A Biblioteca Açoriana, cuja inauguração contou com a presença de Luis Falcon, diretor da Faculdade de Belas Artes, Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Massachusetts em Lowell, e de George Hart, diretor das bibliotecas desta universidade, foi organizada em parceria com o Saab-Pedroso Center for Portuguese Culture and Research.

Este Centro foi fundado em 2013 por Frank Sousa, emigrante açoriano oriundo de S. Jorge, que atualmente dirige e promove o estudo multidisciplinar da língua, literaturas e culturas lusófonas e das suas diásporas através da elaboração e disponibilização de programas e disciplinas sobre a língua e a cultura portuguesas.

Neste primeiro dia da visita às comunidades açorianas da costa leste dos EUA, Paulo Teves está também presente na cerimónia de Entrada das Insígnias do Divino Espírito Santo, da Bênção das Pensões e da sua distribuição, que decorre no Kennedy Park, em Fall River.



GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 29 e 30 de agosto

SÁBADO, DIA 29:

09H30 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, incorpora-se no Cortejo do Bodo do Leite e no Desfile Etnográfico das Festas do Divino Espírito Santo de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América.

Local: Portas da Cidade, em Fall River.

19H00 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, apresenta, nos Estados Unidos da América, o “Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores/Comunidades”.

Local: Casa dos Açores da Nova Inglaterra, 232 South Main Street, em Fall River.

NOTA: indica-se a hora local, menos quatro do que nos Açores.

DOMINGO, DIA 30:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

14H00 - O Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, preside à cerimónia de inauguração da Zona de Lazer/Parque Infantil do Cabo da Praia.

Local: canada da Areia, Freguesia de Cabo da Praia, Concelho de Praia da Vitória.

15H00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, preside, em representação do Presidente do Governo, à inauguração do edifício da Creche das Furnas.

Local: avenida Vítor Manuel Rodrigues, Freguesia de Furnas, Concelho de Povoação.

OUTROS AGENDAMENTOS:

12H00 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, participa na Missa Solene de Coroação das Festas do Divino Espírito Santo de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América.

14H00 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, incorpora-se na Procissão de Coroação das Festas do Divino Espírito Santo de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América.

Local: Igreja de Santana, South Main Street, em Fall River.

NOTA: indica-se a hora local, menos quatro do que nos Açores.



GaCS

Regime de Incentivos à Compra de Terras Agrícolas com adesão de bancos em todas as ilhas

O Governo dos Açores, através da IROA, S.A., e o BANIF assinaram hoje o protocolo de adesão desta instituição financeira ao Regime de Incentivos à Compra de Terras Agrícolas (RICTA), passando assim a existir em todas as ilhas dependências de bancos aderentes a esta linha de crédito bonificado, exclusivamente comparticipada por fundos regionais.

Este programa, único a nível nacional, foi renovado pelo Executivo regional em 2014, tendo já permitido aos agricultores açorianos, desde a sua criação, adquirir mais de 1.500 hectares de terreno agrícola, dos quais cerca de 140 hectares nos últimos meses, num montante global de investimento de cerca de 20,7 milhões de euros.

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, em declarações à margem da assinatura do protocolo, salientou a importância da colaboração com as entidades bancárias, frisando que, desta forma, se assegura aos agricultores açorianos uma ferramenta muito relevante para redimensionar as explorações.

Luís Neto Viveiros frisou que o facto de este regime só existir nos Açores “diz bem da preocupação do Governo” no sentido de “contribuir para a maior competitividade” das explorações, considerando a sua dimensão e a dispersão das parcelas.

Além da bonificação da taxa de juro dos empréstimos contraídos para o efeito com as instituições de crédito aderentes, é também atribuída aos beneficiários uma comparticipação a fundo perdido sobre o valor da avaliação corretiva.

Podem ser beneficiários do RICTA os agricultores a título principal, mas também os arrendatários, os coproprietários e os proprietários de prédios encravados ou confinantes que pretendam adquirir ou permutar os respetivos terrenos através da bonificação da taxa de juro.

As instituições de crédito aderentes ao RICTA são a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores, a Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, o Novo Banco dos Açores e a Caixa Económica Montepio Geral, a que se junta agora o Banif.



GaCS