A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, iniciou os procedimentos de contratação relativos à empreitada para o reforço da proteção costeira e requalificação do Porto de S. Vicente Ferreira, na ilha de S. Miguel.
Esta empreitada, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, está orçada em cerca de 100 mil euros e visa, por um lado, reforçar a proteção costeira e, por outro, reabilitar o local, criando melhores condições de segurança para os utilizadores do porto e da zona envolvente.
As obras, que têm um prazo de execução de 90 dias após o início dos trabalhos, pretendem minimizar os efeitos provocados pela agitação marítima sobre a orla costeira da baía circundante, que causam o desassoreamento do pé da rampa existente, podendo levar à ocorrência de acidentes por parte dos utilizadores daquela zona.
Nesse sentido, será executado um prisma de enrocamento com cerca de 40 metros de comprimento, a uma cota superior à do muro cais existente, e serão realizadas reparações na rampa de varagem.
A orientação escolhida para o prisma, bem a remoção do atual muro cais, tiveram por base os contactos efetuados com a população local e permitirão o alargamento do canal de acesso marítimo e da rampa.
O Governo dos Açores, como parte da sua estratégia para a adaptação às alterações climáticas, tem previstas intervenções de proteção da orla costeira em várias ilhas do arquipélago.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário