segunda-feira, 23 de maio de 2016

Intervenção do Secretário Regional do Turismo e Transportes

Texto integral da intervenção do Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, proferida hoje, na Ribeira Grande, na assinatura de uma parceria estratégica entre o Governo dos Açores e a Google:

“Os Açores reafirmam hoje a sua condição de Região Europeia em constante inovação e procura permanente de fazer mais e melhor.

O Governo dos Açores reforça hoje a sua posição como 'player' independente, porquanto recorre e trabalha com diferentes tecnologias de diferentes empresas tecnológicas, procurando tirar o máximo partido de todas e de cada uma delas, de acordo com aqueles que são os nossos objetivos estratégicos.

A parceria que hoje formalizamos com a Google permitirá estarmos na vanguarda do Marketing Digital na área do turismo, da transformação tecnológica e digital e da qualificação específica dos nossos recursos humanos.

Este plano de colaboração que hoje assinamos traz aos Açores novas oportunidades, através da promoção da oferta turística, permitindo, ao mesmo tempo, o reforço da aposta na modernização das infraestruturas de tecnologias da informação da Administração Regional.

Por outro lado, com este acordo de parceria estratégica, o Governo dos Açores cria condições para que a 'tripla certificação' em instituições de ensino da Região seja uma realidade, já que está também contemplada a implementação de um Centro de Competências Google na Região, através do qual alunos e formandos dos Açores ganharão competências em diversos produtos Google.

Queremos que os nossos jovens possuam ferramentas que lhes permitam, por um lado, competir com o que se faz em todo o mundo e, por outro, dar a possibilidade de contribuírem para a criação de valor nas empresas onde trabalham ou irão trabalhar.

Esta parceria surge precisamente porque o Governo dos Açores acredita que o nosso arquipélago será capaz de, através da transformação digital, vir a liderar a modernização dos processos internos da Administração Pública e de se tornar um caso de estudo na implementação de boas práticas na área do 'e-government' e do marketing digital aplicado ao turismo.

Os próximos anos serão fundamentais para darmos este passo em frente e para, de certa forma, liderarmos na inovação nos serviços públicos.

Para tal, como é lógico, precisamos de mais recursos humanos qualificados e com diferenciação.

Acreditamos, deste modo, que a 'tripla certificação' é o caminho que temos de percorrer, não apenas em tecnologias e produtos Google, mas em todas as que possam ser uma mais-valia de facto para os nossos jovens e para as empresas açorianas.

Nos próximos três anos, a estreita colaboração entre a Região e a Google vai ser marcada pelo objetivo de consolidar e posicionar os Açores na linha da frente da Inovação Digital Mundial, e de garantir que a Região prossiga o caminho de inovação e transformação digital, capaz de desenvolver e oferecer competências tecnológicas competitivas à escala global.

A parceria estratégica que hoje assinamos é o garante de que será dada prioridade sistemática aos Açores no que respeita aos protótipos e tecnologias Google Beta, no caminho da inovação digital.

É também o garante da redução de custos para a Região, bem como da diferenciação dos Açores, já que a parceria se sustenta num plano digital robusto e inovador.

Noutra vertente, esta parceria assume-se como fundamental para que, num mundo e num setor fortemente competitivo à escala global, como é o turismo, possamos a cada momento, tirar partido da capacidade de inovação tecnológica da Google, para nos diferenciarmos e nos tornarmos permanentemente mais eficientes na comunicação do destino e na captação de fluxos turísticos para a Região.

O reposicionamento do destino ao nível da comunicação junto dos nossos principais mercados emissores, a direcionalidade da comunicação para segmentos de mercado com maior propensão para um destino com as nossas caraterísticas, o reforço do trabalho conjunto entre entidades públicas e privadas e a implementação do novo modelo de acessibilidades, levam a que o setor do turismo hoje tenha um desempenho fantástico, superando recordes atrás de recordes.

Tal não deve ser encarado como um fator de deslumbramento, nem como um ponto de chegada, mas sim como um ponto de partida.

Com o reforço da notoriedade do Destino Açores cresce a necessidade de diferenciação e a responsabilidade de criar soluções inovadoras que sustentem um crescimento continuado.

Por outro lado, as exigências de modernidade e competitividade que imperam atualmente sobre os destinos turísticos exigem de todos, entidades públicas e privadas, um esforço permanente em prol da qualificação, modernização, inovação e diversificação da oferta turística de uma forma generalizada, mas também em prol da atualização de estratégias que permitam uma dinâmica capaz de acompanhar um mercado em permanente mutação e que vá ao encontro das novas tendências da procura.

Neste contexto de modernidade e competitividade, sabemos que a tecnologia abriu novas perspetivas ao mundo dos negócios e impulsionou, na última década, uma revolução na economia tradicional que se reflete com especial incidência no turismo.

As novas tecnologias e a Internet têm atualmente uma importância decisiva na oferta do produto turístico e os sistemas de informação são instrumentos imprescindíveis de gestão.

Ciente desta realidade e do facto de que a inovação empresarial e tecnológica é fulcral para a competitividade e rentabilidade do setor produtivo regional, perante um mercado global cada vez mais competitivo, o Governo dos Açores assumiu como um dos objetivos estratégicos para a consolidação do setor do turismo nesta legislatura a aposta nas novas tecnologias para conquistar novos mercados.

Assim, o grande desafio dos Açores, a par da organização e qualificação da oferta, passa pela gestão de esforços de comunicação para que os resultados atuais sejam potenciados e melhorados, tanto ao nível do aumento dos fluxos, como do aumento das receitas do turismo, contribuindo para a geração de riqueza e criação de mais postos de trabalho.

Sabemos que a Internet é, para a esmagadora maioria dos turistas (mais de 80%), a fonte privilegiada para obter informação sobre os Açores.

De notar, que a Internet assume ainda maior importância no caso dos turistas independentes, que planeiam e organizam as suas viagens e estadias de forma autónoma.

Por mercado, a Internet continua a monopolizar a obtenção de informação, sendo este o meio mais procurado pelos turistas com origem nos nossos mercados emissores internacionais (cerca de 90%).

Os turistas que recorrem à Internet para obter informações sobre os Açores usam maioritariamente o Google ou o website oficial do Turismo dos Açores, seguindo-se o Tripadvisor e o Booking.

Toda uma nova forma de planear e reservar viagens veio para ficar e exige a adoção de estratégias de marketing digital por parte dos vários agentes ligado ao turismo.

Os consumidores têm novos hábitos e há que os compreender, realçando-se a independência e liberdade que a Internet confere aos utilizadores.

Por outro lado, as 'low cost' revolucionaram hábitos e hoje são muitos os consumidores que se habituaram a comprar directamente online, não só passagens aéreas, mas todos os produtos e serviços relacionados com o turismo.

A nova era digital obrigou as empresas a empreender uma grande transformação, nomeadamente ao nível das suas estratégias de Comunicação e Marketing.

O digital assume-se assim como um dos vetores de desenvolvimento para os próximos anos.

O Governo dos Açores, também através do PEMTA ou de outras medidas implementadas, como é o exemplo deste protocolo que hoje estamos a assinar, pretende contribuir ativamente para a adoção de uma 'cultura digital' nas nossas empresas, que permita que estas desenvolvam uma estratégia integrada de comunicação, apostando em novos canais de comunicação e distribuição e criando valor e relações sustentadas com os seus atuais e potenciais clientes.

O recurso do consumidor à Internet como meio de comunicação, informação, entretenimento e ferramenta nas relações interpessoais tem atingido uma relevância nunca antes vista.

De tal forma, que o marketing digital tem vindo a assumir-se cada vez mais como uma estratégia ou conjunto de estratégias que promove o contacto permanente entre os consumidores e as empresas/destinos.

Neste contexto, estratégias como o marketing de conteúdo, relativo à produção e difusão de conteúdos úteis e relevantes para captar a atenção e o interesse do consumidor, bem como a otimização dos mesmos para motores de busca como o Google, assumem-se como fatores críticos de sucesso para aumentar o poder de atração da pesquisa e, consequentemente, influenciar o processo de decisão de compra.

O protocolo que hoje aqui formalizamos vem ao encontro dos objetivos estratégicos definidos pelo PEMTA, contemplando a promoção dos Açores nas plataformas da Google, de forma a alavancar a exposição do Destino Açores e potenciar o uso das ferramentas existentes e a desenvolver, orientando a promoção dos Açores para os canais digitais, incluindo plataformas colaborativas da Google, como o Adwords.

Estamos certos que a parceria desenvolvida com a Google, que tem como objetivo impactar 200 milhões de potenciais turistas em três anos, será fundamental para o reforço da notoriedade junto dos nossos mercados estratégicos, na forma como nos posicionaremos nesses mercados perante o consumidor final e no aumento dos fluxos turísticos para o arquipélago.

Para o Governo dos Açores, o estabelecimento desta colaboração com um dos mais conhecidos líderes tecnológicos mundiais, utilizando o enorme conhecimento das suas equipas abrangentes e com grande experiência neste tipo de projetos, irá melhorar todo o trabalho que a administração pública regional tem vindo a desenvolver no seu processo de digitalização, contribuindo para atingir os seus objetivos e colocar a Região na liderança do digital.

Damos hoje mais um passo com vista a disponibilizar a todos os Açorianos os meios e ferramentas que lhes permitam sentir que vivem, efetivamente, na 'Era Digital e Tecnológica' e que vivem numa região que está na vanguarda da transformação digital.

Somos diferentes, é verdade.

Mas marcamos a diferença porque queremos e estaremos na linha da frente do crescimento tecnológico, aliado à nossa única e singular oferta turística e ao desenvolvimento de competências dos nossos jovens.

Distinguimo-nos porque, tão simplesmente, 'Somos Açores'.”



GaCS

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