A Secretária Regional da Solidariedade Social inaugurou hoje, na Praia da Vitória, o novo Centro de Apoio à Deficiência, um investimento do Governo dos Açores de cerca de 3,6 milhões de euros, que cria uma resposta integrada e inovadora para as pessoas com necessidades especiais deste concelho da ilha Terceira.
Andreia Cardoso, em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia, salientou que este investimento “responde às necessidades identificadas em conjunto com a instituição”.
“As parcerias são indispensáveis para que tenhamos todos consciência do trabalho global que é feito na Região mas, sobretudo, para que todos possamos dar um contributo para que o resultado final seja o melhor possível”, frisou.
Esta obra permitiu criar uma resposta que integra um Centro de Atividades Ocupacionais com capacidade para 30 utentes, um Lar Residencial com capacidade para 12 utentes e um Centro de Reabilitação com especialidades de terapia da fala, terapia ocupacional e cinesioterapia, estando ainda dotada de todas as condições necessárias à promoção da independência e acompanhamento dos utentes.
O novo Centro, além dos serviços agora criados, disponibiliza ainda duas vagas, em permanência, para promoção do descanso do cuidador informal.
Andreia Cardoso salientou ainda outros investimentos na área do apoio à deficiência inaugurados nesta legislatura, nomeadamente nas ilhas de São Miguel, Terceira, Graciosa, Pico e São Jorge, num valor superior a sete milhões de euros, que permitiram mudar ou melhorar as condições de resposta a um universo de 180 utentes.
|
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário