O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, no Pico, que o progresso da educação nos Açores passa também por um programa de construções escolares que o Governo Regional "vem desenvolvendo de uma ponta à outra do arquipélago".
Avelino Meneses, que falava durante uma visita às obras da nova Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, salientou que, com a conclusão desta infraestrutura, o parque escolar picoense ficará "completo no essencial".
A nova escola, que deverá entrar em funcionamento no próximo ano letivo, estará dotada de 22 salas de aula, dois laboratórios, mediateca, cozinha, refeitório, auditório com 100 lugares, ginásio, polidesportivo e campos de jogos exteriores, além de todos os espaços de apoio comuns a escolas desta dimensão, num investimento de cerca de 14 milhões de euros.
Avelino Meneses sublinhou, no entanto, que "as instalações não são a essências das instituições" porque, apesar destes investimentos, "espera-se sempre do Governo - e o Governo tem essa disponibilidade - o esforço para, conjuntamente com os estudantes, os professores e as famílias, estimular as aprendizagens", porque é isso que "verdadeiramente transformará o nosso ensino em definitivo".
Por essa razão, frisou, o Governo dos Açores criou recentemente um plano integrado de promoção do sucesso escolar, o ProSucesso - Açores pela Educação, cujo objetivo "consiste no propósito de que todos os alunos obtenham sucesso escolar".
Numa sociedade democrática, a educação "é a base de tudo, do progresso e, inclusivamente, da própria liberdade", afirmou Avelino Meneses.
2016.05.19-SREC-VisitaObrasEscolaLajes.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário