quarta-feira, 13 de abril de 2016

Avelino Meneses afirma que descentralização dos Jogos Desportivos Escolares está de acordo com o espírito da Autonomia

O Secretário Regional da Educação e Cultura salientou hoje, na Horta, que a descentralização dos Jogos Desportivos Escolares, um projeto do Desporto Escolar Açores, é “condizente com o espírito da Autonomia”.

Avelino Meneses afirmou que as provas, que estão a decorrer em seis ilhas, evidenciam “o propósito de descentralização condizente com o espírito da autonomia, que há 40 anos se guia pelo desígnio do contributo para o progresso de um todo que é o arquipélago dos Açores, mas no respeito pela individualidade das suas partes que são as ilhas dos Açores”.

O Secretário Regional, que falava na sessão de abertura da Fase Zonal B dos Jogos Desportivos Escolares, que está a decorrer na ilha do Faial, apelou aos jovens para que “façam da prática da competição também uma defesa da ética”.

Nesse sentido, considerou que, para além de “vencer, importa sobretudo participar, porque a essência do desporto é a convivência, a tolerância e a entreajuda”.

O Secretário Regional da Educação e Cultura destacou ainda que os XXVII Jogos Desportivos Escolares resultam do “consórcio” entre o projeto Desporto Escolar Açores e o programa de promoção do sucesso escolar ProSucesso – Açores pela Educação.

Para Avelino Meneses, estes jogos visam “a promoção e a democratização da prática desportiva”, acrescentando que também se pretende alcançar “o desenvolvimento da ação pedagógica e da perspetiva multidisciplinar”.

Para o titular das pastas da educação e do desporto, tudo isto será alcançado se for possível "incutir na mente dos participantes tanto o gosto de jogar, como o prazer de aprender”, contribuindo os Jogos Desportivos Escolares para contrariar “o insucesso, o absentismo e o bullying”.

Nesse sentido, frisou que esta iniciativa se assume como “um precioso auxiliar de promoção do sucesso e da integração escolares que muito ajudarão à transformação para melhor da face dos Açores”.

Nesta 27.ª edição dos Jogos Desportivos Escolares, que se prolonga até meados de maio, participam 21 escolas de todas as ilhas dos Açores, envolvendo diretamente nas diferentes fases cerca de 750 alunos.

Anexos:Fotos: GaCS/HO
2016.04.13-SREC-JDEscolares.mp3

GaCS

Sem comentários: