quarta-feira, 13 de abril de 2016

Governo dos Açores promove encontro de técnicos da Unidade de Aconselhamento a Cidadãos em Situação de Endividamento

O Governo Regional, através do Instituto de Segurança Social dos Açores, promove quinta-feira, 14 de abril, em Ponta Delgada, a realização de uma reunião anual dos técnicos da Unidade de Aconselhamento Técnico a Cidadãos em Situação de Endividamento (UATE), tendo em vista fortalecer metodologias de trabalho e validar o Manual de Procedimentos.

Esta unidade, operacionalizada pelo Instituto de Segurança Social dos Açores, foi criada pelo Executivo e destina-se a cidadãos e agregados familiares em risco de grave carência socioeconómica ou que ainda não se encontrem nessa situação mas pretendam obter informação e formação para uma melhor gestão dos seus compromissos perante a banca e o consumo.

Esta equipa multidisciplinar, com técnicos das áreas social e financeira, trabalha atualmente em três polos, localizados em São Miguel, Terceira e Faial.

Para além de aconselhar, orientar e acompanhar os cidadãos no que respeita a possíveis soluções para eliminar ou diminuir os problemas que os afetam, a UATE tem vindo a realizar ações de informação/formação para cidadãos e técnicos.

Para levar a cabo a sua missão, a UATE, em parceria com a Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária e com a Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, enquanto entidades enquadradoras dos mediadores bancários, promove, igualmente, ações de natureza preventiva, reparadora e promocional.

Entre 2012 e 2015, a UATE atendeu 1.318 casos, o que corresponde a uma média anual de 330 cidadãos ou agregados apoiados e aconselhados.



GaCS

Sem comentários: