quarta-feira, 6 de abril de 2016

Governo elucida Florentinos sobre investimentos determinantes para o futuro da ilha

O Presidente do Governo dos Açores afirmou, em Santa Cruz, que a reunião com o Conselho de Ilha, realizada no âmbito da visita estatutária às Flores, constituiu um momento útil e importante por permitir um esclarecimento direto e próximo de várias matérias importantes para esta ilha.

“Considero esta reunião com o Conselho de Ilha, em concreto, e a visita estatutária, na sua globalidade, um momento útil e importante para o Governo. Acredito que, também para as ilhas que são visitadas, na medida em que permite um esclarecimento muito mais próximo e direto em relação a várias matérias”, afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas, terça-feira, no final da reunião.

Vasco Cordeiro, que falava no primeiro dia da deslocação do Executivo às Flores, salientou ainda que as visitas estatutárias, que são realizadas anualmente a várias ilhas, continuam a “fazer muito sentido”, frisando que sofreram alterações na atual legislatura para permitir um contacto mais direto da população com cada um dos membros do Governo.

Nestas visitas às Flores e ao Corvo, além da reunião com os Conselhos de Ilha, os membros do Governo vão receber a população das duas ilhas que pretenda colocar as suas questões diretamente aos membros do Executivo, numa iniciativa que se tem realizado em todas as visitas desta legislatura, no âmbito de uma política de reforço de proximidade com os Açorianos.

Questionado pelos jornalistas, o Presidente do Governo adiantou, por outro lado, que, no final da atual da legislatura, a obra do Porto das Poças estará em velocidade de cruzeiro, num investimento de cerca de nove milhões de euros, importante do ponto de vista da mobilidade, já que é este porto que faz a ligação de passageiros com a ilha do Corvo.

No primeiro dia da visita estatutária às Flores, o Presidente do Governo reuniu-se, também, com a Associação de Pescadores Florentinos e com os alguns dos seus associados, num encontro que serviu para fazer um ponto de situação relativamente a vários processos que estão em curso.

Entre os vários temas em análise nesta reunião esteve a construção de um tanque de salmoura, cujo projeto já está concluído, prevendo-se que seja lançado este mês o respetivo concurso público.

Foi, ainda, anunciada a instalação na ilha de uma nova máquina de gelo para a pesca, que vai permitir um reforço significativo de produção de duas toneladas por dia e que terá, também, capacidade de armazenamento.



GaCS

Sem comentários: