Está em Lisboa o navio "Express Santorini", que vai assegurar as ligações marítimas de passageiros e viaturas nos Açores, a partir do próximo dia 3 de Maio.
O barco vai ser inspeccionado pelo IPTM, enquanto a empresa "Atlânticoline" prepara os testes com a tripulação, preparativos que, ao contrário do que aconteceu no ano passado, começam mais cêdo.
Conhecido dos açorianos das operações marítimas de 2008 e 2009, o barco está a ser preparado para regressar aos mares dos Açores.
A mais de um mês do início da operação no arquipélago, António Raposo, Presidente da Administração da "Atlânticoline", quer tudo preparado a tempo e horas.
O navio foi alvo de melhoramentos nos motores, desde que operou o ano passado na Região.
A 3 de Maio, quando reiniciar as ligações entre as ilhas, terá uma velocidade máxima superior a 20 nós.
Mesmo assim, uma velocidade inferior ao segundo barco, o "Hellenic Wind", que também operou na Região Autónoma o ano passado, mas com outro nome , "Viking".
O "Hellenic Wind" tem uma velocidade máxima de 38 nós, quase o dobro do "Express", mas António Raposo explica "que o navio que tem que efectuar o maior período de tempo a navegar, apanhando com o mar mais rude, é de considerar ser dispensável usar um barco com uma velocidade tão alta, porque, na prática, com o estado do mar, não consegue atingir essas velocidades".
A "AtlânticoLine" transportou, em 2009, mais de 110 mil passageiros e cerca de 15 mil viaturas.
Em 2010, a operação de transporte máritimo e de passageiros nos Açores começa mais cêdo, a 3 de Maio, e termina mais tarde, a 10 de Outubro".
Fonte: RTP
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