sexta-feira, 30 de abril de 2010

Governo avança com a criação do Currículo Regional



O Governo dos Açores anunciou hoje a aprovação de uma proposta de diploma que estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão curricular da educação básica para o sistema educativo regional.

Aprovada quinta-feira à noite em Conselho do Governo, esta iniciativa legislativa visando a criação do Currículo Regional será agora submetida a apreciação da Assembleia Legislativa.

Com este diploma, o Executivo pretende criar condições para uma maior qualidade do processo de ensino e de aprendizagem e para a consequente melhoria dos resultados escolares dos alunos, nomeadamente através da adequação dos desenhos curriculares às necessidades do sistema educativo regional.

O comunicado do Governo dá conta que esta iniciativa, “no respeito pelo currículo nacional do ensino básico e em coerência com as políticas curriculares da União Europeia”, assume “a identidade açoriana enquanto factor incontornável de relevância curricular e que dá significado à aprendizagem”.

Para além de definir as áreas curriculares e respectiva carga horária desde a educação pré-escolar até ao 3º ciclo do ensino básico, a proposta de Decreto Legislativa Regional valoriza “as referências identitárias, numa perspectiva de educação inclusiva, respeitadora da diversidade cultural, étnica e religiosa e promotora da diferenciação curricular”.


GaCS/FG

Sem comentários: