quinta-feira, 22 de abril de 2010

Região acolhe Encontro Nacional de Avaliação das Actividades das CPCJ no Ano de 2009



Os Açores vão acolher, pela primeira vez, o Encontro Nacional de Avaliação das Actividades das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens no Ano de 2009, anunciou hoje a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade durante a cerimónia de abertura da XI Edição do Fórum da Criança e do Jovem, subordinado ao tema “Crianças e Jovens: Actores Sociais”.

O evento decorrerá nos dias 7,8 e 9 de Junho, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, prevendo-se mais de 500 participantes.

Nos Açores existem 19 Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), sendo que a total cobertura concelhia ocorreu em Julho de 2009, altura em que foi instalada a CPCJ de Vila do Corvo.

Para Ana Paula Marques, o Governo ao eleger a protecção das crianças e jovens como uma das problemáticas centrais da sua acção, promove, igualmente, um conjunto de acções, que se traduzem na disponibilização de vários apoios às famílias, a adopção de práticas parentais mais adequadas e capazes de atender às necessidades das crianças e jovens.

Neste contexto, destacou o reforço da actual rede de equipamentos, o aumento do número de lugares na valência de Creche, estando prevista, nesta legislatura, a construção da creche de Ponta Garça, a criação das Redes de Amas e a implementação dos Centros de Desenvolvimento e inclusão Jovens.

Na ocasião, Ana Paula Marques desafiou todos os técnicos das equipas multidisciplinares, psicólogos e assistentes sociais para fazerem “mais e melhor”, com vista à resolução de problemas que, ainda, existem na Região.

“Nós temos, cada vez mais, desafios pela frente. O desafio da promoção das famílias, de trabalhar as competências das mesmas. Não se cansem de fazerem isso porque assim estarão no bom caminho”, destacou.



GaCS/SM

1 comentário:

Alda Bilhau disse...

Bom dia, sou enfermeira no Centro de Saúde do Lumiar em Lisboa e gostaria de ir assistir ao Encontro Nacional da CPCJ em Ponta Delgada, gostaria de saber se é possivél e qual o valor em que fica esta ida.
Gostaria também de saber se há alguma entidade que esteja a patrocinar o encontro.
Agradecia que logo seja possivél se me contactam, dado ter que fazer o pedido de comissão gratuita de serviço com 20 dias úteis de antecedência.

Alda Bilhau
aldabilhau@netcabo.pt
Tlm 916 074 585