O Director Regional do Desporto esteve hoje presente, em representação do Presidente do Governo, na cerimónia de abertura dos Jogos Paradesportivos, que se realizam na Escola dos Arrifes, em Ponta Delgada.
António Gomes começou por saudar toda a organização do evento, relevando a importância de um vasto grupo de instituições, que contribuíram para a realização desta iniciativa dirigida a pessoas portadoras de deficiência.
O Director Regional do Desporto lembrou que, com estas actividades, as escolas demonstram que estão atentas ao seu contexto sócio-educativo.
No sistema educativo regional, com um espírito integrador, estas acções desenvolvidas pelas suas unidades orgânicas merecem particular destaque, uma vez que são dirigidas a uma parcela da comunidade escolar que necessita de um apoio e integração especiais.
Deixou também o repto à organização do evento para que encontre motivação para continuar a desenvolver e aperfeiçoar, cada vez mais, esta iniciativa e que ela possa integrar o calendário desportivo das restantes escolas da ilha e do arquipélago, servindo assim como um exemplo.
António Gomes revelou, na ocasião, que está em curso este ano a experiência de uma actividade integrada, que consiste na inclusão de alunos do regime educativo especial nas comitivas de todas as escolas que forem apuradas para a fase final dos Jogos Desportivos Escolares do 2º Ciclo. Esta é uma experiência piloto, organizada em conjunto pelas direcções regionais do Desporto e da Educação e Formação.
Em 2002, a Direcção Regional do Desporto lançou o desafio à comunidade para que se realizasse uma iniciativa de reflexão e debate, visando sensibilizar e informar a sociedade para a actividade física desportiva adaptada. Neste sentido, foi realizado naquele ano, em Ponta Delgada, o 1º Encontro Regional de Desporto Adaptado, onde participaram 50 pessoas, e que mereceu a presença do presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes.
A participação de atletas do desporto adaptado em competições regionais e nacionais é já uma realidade e demonstra a sua capacidade de ultrapassar adversidades e lutar por objectivos como qualquer outro atleta, sustentou António Gomes.
O Director Regional do Desporto sublinhou, desta forma, o exemplo de oito atletas que se sagraram campeões nacionais de atletismo adaptado e natação adaptada e que foram homenageados, na passada terça-feira, na Gala do Desporto Açoriano, realizada em São Jorge.
António Gomes defendeu, em conclusão, que a comunidade de atletas do desporto adaptado necessita e merece uma oportunidade de afirmação, como forma de se integrarem, tanto no ambiente desportivo, como na sociedade em geral.
GaCS/BP
Sem comentários:
Enviar um comentário