O Secretário Regional da Economia afirmou hoje, na Assembleia Legislativa, que o Governo dos Açores reconhece as “virtualidades do actual modelo de transporte marítimo de mercadorias” no arquipélago.
A informação foi avançada por Vasco Cordeiro no encerramento de uma Interpelação ao Governo sobre a estratégia regional do abastecimento marítimo de mercadorias nos Grupos Central e Ocidental, apresentada esta terça-feira pela Representação Parlamentar do PPM.
Segundo revelou na ocasião, é entendimento do Governo que as alterações que eventualmente venham a ser introduzidas no actual modelo de transporte marítimo de mercadorias terão necessariamente que garantir melhores preços para o consumidor final, maior simplicidade e maior eficiência.
Vasco Cordeiro lembrou ainda que esta posição, que “não é de agora”, integra o “património político” dos Governos do Partido Socialista e conduziu a que o actual modelo de transporte marítimo de mercadorias “seja incomparavelmente melhor” do que o modelo que tínhamos no passado.
De resto, lembrou o governante, quem mudou de opinião nessa matéria foi o PSD, que, já em 2005, pela voz do deputado Jorge Macedo, defendia a existência das plataformas logísticas que agora contesta.
Vasco Cordeiro repudiou também, por “serem totalmente falsas e absurdas”, as acusações de que o Governo cedeu a interesses e às pressões de “lobbies” na definição do Plano Regional de Ordenamento do Território PROTA ou daquelas que são as suas políticas.
“Nós não aceitamos nem admitimos este tipo de insinuação, que se fica apenas por um acto de acusação cobarde, sem qualquer tipo de concretização ou de consistência”, observou ainda o Secretário Regional da Economia.
GaCS/FG
Sem comentários:
Enviar um comentário