terça-feira, 9 de outubro de 2012
Faial aposta no aumento da produção do leite e da sua valorização
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas reiterou segunda-feira à noite, na freguesia dos Cedros, no Faial, a necessidade dos agricultores faialenses produzirem mais e melhor leite.
Segundo indicou Noé Rodrigues, este é, de resto, um dos principais objetivos do “plano para a regeneração da fileira do leite” na ilha do Faial, que tem estado a ser ultimado pela Direção da Cooperativa de Agrícola de Laticínios do Faial (CALF).
De acordo com o governante, que participou ontem como convidado na reunião em que a Direção da CALF apresentou aos associados as “linhas programáticas” da cooperativa para o próximo triénio, o plano agora gizado projeta “o aumento da produção de leite e o reforço da sua valorização”.
O acréscimo do preço base do leite padrão em 0,5 cêntimos por litro, a partir de 1 de outubro, é uma das medidas já tomadas pela cooperativa, que pretende assim retomar os níveis históricos da produção leiteira no Faial na ordem dos 15 milhões de litros por ano.
Em declarações à margem da reunião, o Secretário Regional sublinhou ainda o facto da CALF passar a estimular, a partir de agora, o aumento da produção leiteira no Faial com a majoração de 1,5 cêntimos no leite padrão para os acréscimos de produção superiores a 5% medidos trimestralmente.
Noé Rodrigues destacou ainda o investimento que está a ser feito na linha final de produção da fábrica da CALF, nomeadamente no investimento realizado para fatiar queijo, o qual, segundo referiu, permitirá valorizar e diversificar os produtos apresentados no mercado e reduzir os custos de contexto.
Esta é uma “boa oportunidade” para se fortalecer a fileira do leite no Faial e para se começar a aprofundar os sistemas de profissionalização dos produtores de leite, acrescentou o governante.
Anexos:
2012.10.08-SRAF-ReuniãoCALF.mp3
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário