segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Região pode orgulhar-se do seu desporto


"Nós hoje temos um desporto nos Açores do qual nos podemos orgulhar, somos uma ‘marca’ reconhecida nacional e internacionalmente”.

A afirmação é do Diretor Regional do Desporto, quando falava na noite deste domingo na sessão solene comemorativa do 37º aniversário da Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, na ilha Terceira.

Dando como exemplo a associação aniversariante, com um vasto leque de resultados de vulto no voleibol regional e nacional, António Gomes disse que o desporto açoriano evoluiu imenso desde os primeiros tempos da autonomia, altura em que as participações desportivas açorianas em competições nacionais se resumiam a pouco mais do que uma “estranha” participação em eliminatórias da Taça de Portugal de futebol.

“Hoje, olha-se para o desporto dos Açores e reconhece-se, seja em que modalidade for, e reconhece-se dedicação competência e sucesso, seja dos nossos atletas, treinadores, árbitros e dirigentes”, sublinhou o Diretor Regional.

Segundo acrescentou, “reconhece-se, também, à Região capacidade de organização, de infraestruturas de acolhimento, desportivas e não só, que nos permitem ter aqui competições dos mais diversos níveis”.

António Gomes recordou que 9% da população açoriana pratica desporto federado, sublinhou o vasto palmarés de títulos nacionais obtidos em variadas modalidades e referiu, ainda, as condições criadas também para o desporto adaptado, motivando a prática desportiva por parte de pessoas com deficiência.

Esta realidade deve-se, segundo disse António Gomes, ao facto de os açorianos gostarem muito de desporto e à vasta tradição de associativismo na Região, não só no desporto como em muitas outras áreas da sociedade, sendo que só no desporto existem, no arquipélago, 250 clubes.

O Diretor Regional referiu-se, depois, à conjuntura difícil que o país atravessa, que obriga a tomar opções na gestão dos dinheiros públicos, com especial atenção a novos problemas sociais, apelando à gestão rigorosa dos meios que é possível disponibilizar para o desporto e outras atividades associativas.


Anexos:
2012.10.22-DRD-FonteBastardo.mp3


GaCS

Sem comentários: