quinta-feira, 20 de maio de 2010

Governo dos Açores paga a tempo e horas



O Vice-Presidente do Governo considerou hoje “ultrapassada” e “fora de tempo” a proposta do PSD com vista à criação de uma linha de crédito às empresas para pagamento de dívidas ao fisco e à segurança social.

Falando na Assembleia Legislativa, Sérgio Ávila lembrou que não faz qualquer sentido propor que o Governo dos Açores faça uma coisa que efectivamente “já fez há um ano”.

Felizmente, o Governo esteve atento e, em tempo oportuno, aprovou a linha de crédito “Açores Empresas”, que permite que as empresas se financiem para poderem pagar as suas dívidas a terceiros, explicou o governante.

Sérgio Ávila disse ainda que o Executivo “não só antecipou num ano” a resolução deste problema, como “já deu mais um passo em frente”, aprovando uma nova linha de crédito, no montante de 60 milhões de euros, para financiar as empresas com créditos vencidos sobre as autarquias.

Para o Vice-Presidente do Governo, esta nova linha de crédito, ontem publicada em Jornal Oficial, visa reforçar “as condições de liquidez das empresas açorianas”, particularmente afectadas pelos muitos e muitos milhões de euros que lhes devem actualmente algumas autarquias.

O governante referiu, a propósito, que a Administração Regional Autónoma paga às empresas “a tempo e horas”, adiantando que, de acordo com um estudo do Ministério das Finanças, o prazo médio de pagamento a fornecedores da Região era de 16 dias em finais do ano passado.

Isto significa que o Governo dos Açores paga aos seus fornecedores 10 vezes mais rápido do que acontece na Madeira e oito vezes mais depressa do que as autarquias açorianas, sublinhou Sérgio Ávila.


GaCS/FG

Sem comentários: