Os Açores receberam hoje, dia 20 de Maio de 2010, o galardão “Quality Coast”.
O programa QualityCoast tem como objectivo promover o desenvolvimento sustentável em destinos costeiros, através de uma estratégia de informação dirigida aos visitantes, assim como estabelecer uma rede mundial de comunidades costeiras que partilham os mesmos valores e práticas de desenvolvimento sustentável. Este programa integra as mais valias naturais, culturais e sociais e, ao mesmo tempo, promove a manutenção de padrões elevados na qualidade do seu turismo.
O programa Quality Coast tem vindo a ser desenvolvido pelo Coastal and Marine Union (EUCC), um projecto da União Europeia. O QualityCoast apoia os programas Bandeira Azul e Chave Verde, complementando-os, mas é o único prémio internacional direccionado para o turismo sustentável ao nível dos destinos costeiros: cidades, pequenas regiões e ilhas.
O prémio QualityCoast é atribuído pela EUCC às comunidades costeiras que provem e que apresentem um bom desempenho global sustentável, fornecendo informação clara aos visitantes e planeando melhorias futuras. As comunidades que recebem este prémio têm o estatuto de destino QualityCoast, um estatuto que é revisto de dois em dois anos.
A cerimónia de outorga do galardão decorreu hoje num evento incluído nas comemorações do Dia Europeu do Mar, que decorreram em Gijon – Espanha. Em representação do Governo dos Açores, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Menezes, recebeu o galardão.
A certificação dos Açores surge na sequência de uma candidatura apresentada através do departamento do Governo com a tutela do Ambiente e do Mar.
Haverá uma apresentação pública do galardão nos Açores em cerimónia a divulgar oportunamente e que incluirá o primeiro hastear da bandeira que simboliza o estatuto agora atingido.
Mais informações em: http://www.qualitycoast.info/azores/.
GaCS/SF/SRAM
Sem comentários:
Enviar um comentário