quinta-feira, 20 de maio de 2010

Governo repõe “justiça” na extensão do cabo de fibra óptica às Flores e Corvo



Foi o PSD/Açores que, em 1996, através da antiga Secretária Regional das Finanças e actual líder do partido, “subscreveu o protocolo que excluiu as Flores e o Corvo do projecto do Cabo de Fibra Óptica, apesar da Região ter pago cerca de 75 por cento desse Cabo que liga as outras sete ilhas”, apontou, esta tarde, o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

José Contente, que falava aos jornalistas em resposta às declarações do PSD/Açores, reafirmou que os social-democratas, através da sua actual líder, “excluíram alguns açorianos deste projecto e cabe mais uma vez ao Governo do Partido Socialista e ao Governo da República integrar essa população, num processo que está já em adjudicação e através do qual as redes de nova geração vão levar também o cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo”.

O governante sublinhou ainda a vantagem da actual condução do processo pelo Governo da República porque, ao contrário do que aconteceu em 1996, a extensão do Cabo de Fibra Óptica ao Grupo Ocidental vai ser integralmente suportado pelo Governo da República, num investimento de cerca de 10 milhões de euros.

A propósito acrescentou que, “no passado, tivemos um cabo suportado pelos açorianos – 75 por cento dos encargos foram suportados pelo Governo Regional de então - e que nem sequer chegou a todos os açorianos, portanto manifesta injustiça, e percebemos, por isso, o grande sentimento de culpa do PSD que é projectado nestas declarações avulsas que não têm sentido nenhum”.

O processo, que já passou pela fase do concurso público, está em fase de adjudicação e seguir-se-á a tramitação legal, ou seja, após à assinatura do contrato avançar-se-á para a fase de implementação, que deverá ficar concluída ainda nesta legislatura, avançou o secretário regional.

“O processo de adjudicação depende do Governo da República e nós não vamos adiantar datas. O que nós sabemos é que com este Governo do PS e com o Governo da República PS, as Flores e o Corvo ficam finalmente com esta injustiça resolvida, praticada pela então Secretária Regional das Finanças, e para nós isso é que é fundamental”, acrescentou José Contente aos jornalistas.



GaCS/VS

Sem comentários: