O grupo de alunas da Escola de Novas Tecnologias dos Açores formado por Ana Amaral, Olívia Taveira e Tatiana Teves venceu a primeira edição do Concurso Açores: Mar de Culturas, anunciou hoje a Direção Regional das Comunidades.
O concurso, uma iniciativa do Governo dos Açores promovida pela Direção Regional das Comunidades, teve como tema a imigração nos Açores e visou incentivar os jovens estudantes açorianos a aprofundarem conhecimentos sobre esta temática no contexto insular, relevando a diversidade cultural e a interculturalidade como fatores essenciais para uma plena integração das comunidades imigrantes na sociedade açoriana, utilizando, para o efeito, as novas tecnologias de comunicação e imagem.
A iniciativa destinou-se aos alunos do 10.º e 11.º anos de escolaridade e dos dois primeiros anos de cursos profissionais de nível 4, inscritos em estabelecimentos de ensino nos Açores.
Os alunos concorreram em grupos de três, sob a orientação de um professor responsável pelo acompanhamento da realização do trabalho, cujos resultados foram apresentados em vídeo, sob a forma de produção de reportagem jornalística, histórica e criativa.
No trabalho vencedor, os Açores aparecem como um espaço que acolhe a diversidade e coloca de parte a discriminação racial e cultural, tendo servido de base à construção deste projeto vários depoimentos de imigrantes residentes na ilha de São Miguel, oriundos do Brasil, China e Itália.
A reportagem que venceu o concurso, tendo como imagem de fundo diversos cenários açorianos, incide sobre o enquadramento geral da imigração nos Açores, particularizando, ao mesmo tempo, aspetos da história migratória de cada um dos imigrantes.
Os motivos que originaram a partida do país de origem, a chegada, a integração nos Açores e as expectativas quanto ao futuro são algumas das questões abordadas ao longo deste trabalho.
Os vencedores vão receber como prémio uma viagem a Lisboa e a Genebra, onde terão a oportunidade de visitar diversas instituições que desenvolvem o seu trabalho na área das migrações, nomeadamente a Organização Internacional das Migrações, sediada naquela cidade suíça.
O júri deste concurso, a que concorreram 11 grupos de estudantes de escolas das ilhas de Santa Maria, São Miguel, Faial e Pico, foi constituído por representantes da Direção Regional das Comunidades, da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA) e da Cresaçor – Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante, além do realizador e cineasta Manuel Bernardo Cabral e da jornalista Rosário Quaresma, da RTP/Açores.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário