O Museu de Angra do Heroísmo foi distinguido, pelo segundo ano consecutivo, pela Associação Portuguesa de Museus (APOM), entre cerca de duas centenas de candidatos aos prémios que esta instituição atribui para promover a visibilidade do que de melhor de faz no país ao nível da museologia.
Depois de ter recebido em 2013 o Prémio para o Melhor Serviço Educativo, o Museu de Angra do Heroísmo foi galardoado este ano com uma Menção Honrosa na categoria Trabalho Jornalístico/Média, pela rubrica ‘Museu Aberto’, mantida de 2006 a novembro de 2014 na edição de domingo do jornal Diário Insular.
Ao longo de 169 edições, o ‘Museu Aberto’ divulgou peças representativas da diversidade e da riqueza do acervo do Museu de Angra do Heroísmo, fotografadas por António Araújo e acompanhadas de um breve texto descritivo, dando conta do seu valor artístico, histórico, cultural e afetivo.
Este projeto, que visou aproximar os terceirenses do museu, fornecendo-lhes informação capaz de suscitar o interesse por um conhecimento mais aprofundado através de visitas ao espaço físico do museu, deu origem a três exposições.
Duas destas mostras decorreram no exterior do museu, levando às ruas de Angra do Heroísmo reproduções de grandes dimensões de edições selecionadas da versão publicada pelo Diário Insular, enquanto na terceira exposição, que esteve patente na Sala Dacosta, em 2011, foi utilizado o recurso ao vídeo para apresentar seis peças emblemáticas das coleções do Museu de Angra do Heroísmo, num trabalho posteriormente apresentado pela RTP Açores, em 2012.
Os prémios APOM visam incentivar e distinguir a imaginação e a criatividade dos museólogos portugueses e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, tendo sido atribuídos este ano prémios em 26 categorias.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário