domingo, 31 de maio de 2015

Andreia Cardoso reafirma compromisso do Governo no apoio a pessoas com deficiência

A Secretária Regional da Solidariedade Social reafirmou hoje, em Angra do Heroísmo, o compromisso do Governo dos Açores com a “reabilitação e integração de pessoas com deficiência”, recordando que a Região já dispõe de 40 valências de apoio nesta área, que dão resposta a cerca de 1.250 Açorianos com necessidades especiais.

Andreia Cardoso falava na inauguração do novo Lar Residencial da Associação Cristã da Mocidade (ACM), a que presidiu em representação do Presidente do Governo, e que aumenta a capacidade de acolhimento de jovens e adultos com necessidades especiais de seis para 15 utentes.

A obra, financiada pelo Governo dos Açores, representa um investimento de 2,2 milhões de euros, contribuindo, segundo Andreia Cardoso, para “confirmar o compromisso com a reabilitação e integração de pessoas com deficiência”.

No caso específico dos lares-residências destinados a pessoas com deficiência, a Secretária Regional salientou que o Executivo também financiou outras unidades, como o Centro de Reabilitação da Praia da Vitória, em construção, que vai passar a incluir esta valência, com capacidade para 12 utentes.

A governante recordou, igualmente, a recente inauguração, na Graciosa, de um novo equipamento integrado que inclui Creche, Jardim de Infância e novas instalações para o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da ilha, acrescentando que está quase concluída em S. Jorge uma obra que aumenta a capacidade do CAO de 15 para 24 vagas e cria nove lugares de Lar Residencial, resposta que não existia nesta ilha.

Andreia Cardoso revelou que, entre investimentos em curso ou a iniciar em breve nesta área, o Governo dos Açores aplicou “cerca de oito milhões de euros”, sublinhando que estas unidades “vêm reforçar e melhorar a Rede de Equipamentos Sociais dos Açores”.

A Secretária Regional enfatizou o facto de o Plano de Investimentos para este ano ter um reforço de cerca de 400% nas verbas “especificamente destinadas ao apoio aos públicos com necessidades especiais, passando estes equipamentos a contar com financiamentos de quase três milhões de euros”.

A par deste esforço do Governo, a governante elogiou o trabalho das instituições da área social, destacando “centenas de instituições e milhares de Açorianos que, muitas vezes anonimamente, dão o melhor do seu esforço e do seu tempo para este objetivo comum”.

Este “grande movimento de boa vontade e parceria”, que envolve o Governo dos Açores e cerca de 250 instituições em todas as ilhas, permite disponibilizar, segundo Andreia Cardoso, “perto de 700 valências de resposta social, envolvendo a colaboração de mais de quatro mil Açorianos”.

Anexos:Fotos: GaCS/FA
2015.05.31-SRSS-ACM.mp3

GaCS

Agenda do Governo Regional dos Açores para 1 e 2 de junho

SEGUNDA-FEIRA, DIA 1:

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO:

11H00 - O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, preside à cerimónia de inauguração do Santa Bárbara Eco-Beach Resort.

Local: Estrada Regional nº. 1, Concelho da Ribeira Grande.

ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO:

09H00 - O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, preside à abertura do seminário Para o Desenvolvimento de um Plano Estratégico de Gestão Ambiental para a Exploração Mineral do Mar Profundo na Bacia do Atlântico.

Local: Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, na Horta.

15H00 - O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, está presente no lançamento da campanha “O Pescado Certo - Tamanhos Mínimos de Sustentabilidade”.

Local: Porto de Pescas de São Mateus, no Concelho de Angra do Heroísmo.

15H00 - A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Isabel Rodrigues, está presente, em representação do Presidente do Governo, na inauguração do Muro dos Direitos da Criança.

Local: Portas do Mar, em Ponta Delgada.

15H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, e o Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, estão presentes na cerimónia de entrega de prémios do II Programa Escola + Voluntária.

Local: Colégio do Castanheiro, em Ponta Delgada.

OUTROS AGENDAMENTOS:

20H30 - O Diretor Regional do Turismo, João Bettencourt, está presente no Encontro de Turismo.

Local: Museu Municipal de Santa Cruz das Flores.

TERÇA-FEIRA, DIA 2:

Primeiro dia da Visita Estatutária do Governo Regional à ilha do Pico, cumprindo-se o seguinte programa:

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO:

09H10 - O Presidente do Governo e restante comitiva governamental partem para a ilha do Pico.

10H00 - Chegada ao Aeroporto do Pico.

11H00 - Visita a uma área de vinha em recuperação, na Casa das Vinhas, em São Mateus.

15H00 - Visita à zona eletrificada do Cais do Mourato, nas Bandeiras.

16H00 - Visita à obra de requalificação da Lota da Madalena e ao Entreposto Frigorífico da Madalena, no Núcleo de Pescas da Madalena.

18H00 - Reunião do Governo Regional com o Conselho de Ilha, na Escola Básica e Secundária da Madalena.
  
21H30 - Reunião do Conselho do Governo, no Hotel Caravelas, na Madalena.

ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO:

11H30 - Reunião da Secretária Regional da Solidariedade Social e dos secretários regionais da Saúde e da Educação e Cultura com a Equipa Local de Intervenção Precoce da Madalena, no Centro de Saúde da Madalena (Estrada Longitudinal).

- Reunião do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia com a Direção da Associação de Armadores da Pesca Artesanal da Ilha do Pico, na sede da associação, na Madalena (avenida Machado Serpa).

12H30 - O Secretário Regional da Saúde assiste a uma consulta de telemedicina na especialidade de Endocrinologia, a que se segue a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Unidade de Saúde de Ilha do Pico e o Hospital da Horta, no Centro de Saúde da Madalena.

14H30 - Visita da Secretária Regional da Solidariedade Social ao Lar de Infância e Juventude da Obra Social Madre Maria Clara, na Candelária (largo D. José Costa Nunes).    

- Reunião do Secretário Regional da Agricultura e Ambiente com as direções da Associação de Agricultores da Ilha do Pico e da Associação dos Jovens Agricultores Picoenses, no Serviço de Desenvolvimento Agrário do Pico, na Madalena (avenida Machado Serpa).

15H30 - Reunião da Secretária Regional da Solidariedade Social com as comissões de Proteção de Crianças e Jovens dos concelhos da ilha do Pico, no Serviço de Ação Social da Madalena (rua do Polivalente).

- Reunião do Secretário Regional da Saúde com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha do Pico, nas Lajes (largo Edmundo Machado Ávila)

- Visita do Secretário Regional da Educação e Cultura à Escola Básica e Secundária da Madalena (rua de José Martins Garcia).

- Reunião da Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares com os agrupamentos do CNE da ilha do Pico, na sede da Junta do Núcleo, na Candelária.

16H30 - Reunião do Secretário Regional da Saúde com a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Madalena (avenida Dr. Machado Serpa).

- Visita do Secretário Regional da Educação e Cultura ao Serviço de Desporto do Pico, no Complexo Desportivo da Madalena.

16H45 - Cerimónia de autorização, presidida pela Secretária Regional da Solidariedade Social, de apoios à recuperação de habitação degradada no Concelho de Madalena, no Serviço de Ação Social da Madalena.

17H00 - Visita dos secretários regionais do Turismo e Transportes e do Mar, Ciência e Tecnologia à empresa Pico Sport, na Madalena.

OUTROS AGENDAMENTOS:

20H30 - O Diretor Regional do Turismo, João Bettencourt, está presente no Encontro de Turismo.

Local: Centro de Convívio para Idosos da Santa Casa da Misericórdia do Corvo, no largo do Ribeirão.



GaCS

Sismo de magnitude 1,5 sentido na ilha do Faial - Proteção Civil

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), foi registado às 15h54 de hoje um evento com magnitude 1,5 na Escala de Richter e epicentro a cerca de um quilómetro a oeste/noroeste da Ribeirinha, na ilha do Faial.  

De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima III na Escala de Mercalli Modificada na Ribeirinha, concelho da Horta. 

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.

O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se  a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

Manter a calma e contar com a existência de possíveis réplicas.

Não acender fósforos nem isqueiros e cortar imediatamente o gás, a eletricidade e a água.

Observar se a sua casa sofreu danos graves e sair imediatamente se achar que a casa não oferece segurança.

Ter cuidado com vidros partidos, cabos de eletricidade e objetos metálicos que estejam em contacto com estes.

Em locais públicos, não se precipitar para as saídas e não utilizar os elevadores.

Evitar ferimentos, protegendo-se com roupa adequada e de acordo com a estação do ano.

Observar se há pequenos incêndios e, se possível, extingui-los. Informar os bombeiros.

Limpar urgentemente o derrame de tintas, pesticidas e outros materiais perigosos e inflamáveis.

Afastar-se das praias e zonas ribeirinhas. Depois de um sismo podem ocorrer tsunamis (onda gigante).

Soltar os animais, eles tratam de si próprios.

Se estiver na rua, não vá para casa, dirija-se a um local amplo, protegendo-se de estruturas que o possam atingir ao cair.

Não dificultar a circulação das equipas de socorro e seguir as indicações dos agentes de Proteção Civil no terreno.

Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e forças de segurança.



GaCS

Governo dos Açores inicia terça-feira Visita Estatutária ao Pico

O Governo dos Açores inicia terça-feira a Visita Estatutária à ilha do Pico, durante a qual o Presidente do Executivo Regional, Vasco Cordeiro, presidirá às cerimónias de lançamento da primeira pedra do Centro de Noite da Piedade e de consignação da execução da Rede de Monitorização do Ciclo Hidrológico das Ilhas dos Grupos Central e Ocidental.

Nesta visita, em que vão também merecer especial atenção questões relacionadas, em especial, com o setor cooperativo, o turismo e as pescas, o Governo, como habitualmente, vai reunir com o Conselho de Ilha e receber os Picoenses que pretendam colocar as suas questões diretamente aos membros do Executivo regional.

O início desta deslocação ao Pico prevê uma visita do Presidente do Governo a uma área de vinha em recuperação, integrada num projeto de turismo e de produção de vinho que se estende por mais de 44 hectares.

Ao princípio da tarde, Vasco Cordeiro desloca-se ao Cais do Mourato para visitar a zona eletrificada e visitará também a obra de requalificação da Lota da Madalena, assim como o Entreposto Frigorífico.

O programa deste primeiro dia termina com a reunião do Executivo com o Conselho de Ilha, a que se seguirá uma reunião do Conselho do Governo.

No dia seguinte, o Presidente do Governo preside ao lançamento da primeira pedra do Centro de Noite da Piedade, cuja construção se insere na aposta do Executivo na melhoria das condições para a prestação de cuidados aos mais idosos, e visita a Fábrica da Cooperativa de Lacticínios da Ilha do Pico, onde terá uma reunião com a Direção da Lactopico.

Na tarde de quarta-feira, antes dos membros do Governo receberem os residentes na ilha que lhes pretendam colocar questões diretamente, numa iniciativa que se tem concretizado em todas as visitas estatutárias da atual legislatura no âmbito de uma política de proximidade com os Açorianos, Vasco Cordeiro preside à assinatura da consignação da execução da Rede de Monitorização do Ciclo Hidrológico dos Grupos Central e Ocidental e à apresentação da Rede de Monitorização do Ciclo Hidrológico dos Açores, que passará a contar com uma centena de estações nas nove ilhas.

O programa desta deslocação ao Pico, como habitualmente, inclui ainda visitas dos membros do Governo a investimentos em curso e reuniões com diversas entidades locais.

A realização de uma consulta de telemedicina em Endocrinologia, a assinatura de um protocolo entre a Unidade de Saúde de Ilha e o Hospital da Horta para garantir um especialista em Medicina Interna na Urgência do Centro de Saúde da Madalena e a autorização de apoios à habitação nos três concelhos da ilha são algumas das iniciativas integradas no programa desta visita.

Nesta deslocação ao Pico, estão também previstas, entre outras iniciativas, a apresentação do projeto de retenção de fluxos detríticos na Ribeira do Dilúvio, em São Caetano, e da empreitada de beneficiação e requalificação da entrada nascente em São Roque do Pico, além da inauguração do Centro de Recolhimento e Reabilitação de Aves.



GaCS

Programa da visita estatutária do Governo Regional à ilha do Pico

O Governo Regional dos Açores inicia terça-feira uma visita estatutária à ilha do Pico, de acordo com o seguinte programa:

TERÇA-FEIRA, DIA 2:

09H10 - Partida da comitiva do Governo Regional com destino à ilha do Pico.

10H00 - Chegada da comitiva do Governo Regional ao Aeroporto do Pico.

11H00 - O Presidente do Governo visita uma área de vinha em recuperação, na Casa das Vinhas, em São Mateus.

11H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social e os secretários regionais da Saúde e da Educação e Cultura reúnem-se com a Equipa Local de Intervenção Precoce da Madalena, no Centro de Saúde da Madalena (Estrada Longitudinal).

- O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia reúne-se com a Direção da Associação de Armadores da Pesca Artesanal da Ilha do Pico, na sede da associação, na Madalena (avenida Machado Serpa).

12H30 - O Secretário Regional da Saúde assiste a uma consulta de telemedicina na especialidade de Endocrinologia, a que se segue a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Unidade de Saúde de Ilha do Pico e o Hospital da Horta, no Centro de Saúde da Madalena.

14H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social visita o Lar de Infância e Juventude da Obra Social Madre Maria Clara, na Candelária (largo D. José Costa Nunes).    

- O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente reúne-se com as direções da Associação de Agricultores da Ilha do Pico e da Associação dos Jovens Agricultores Picoenses, no Serviço de Desenvolvimento Agrário do Pico, na Madalena (avenida Machado Serpa).

15H00 - O Presidente do Governo visita a zona eletrificada do Cais do Mourato, nas Bandeiras.

15H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social reúne-se com as comissões de Proteção de Crianças e Jovens dos concelhos da ilha do Pico, no Serviço de Ação Social da Madalena (rua do Polivalente).

- O Secretário Regional da Saúde reúne-se com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha do Pico, nas Lajes (largo Edmundo Machado Ávila)

- O Secretário Regional da Educação e Cultura visita a Escola Básica e Secundária da Madalena (rua de José Martins Garcia).

- A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares reúne-se com os agrupamentos do CNE da ilha do Pico, na sede da Junta do Núcleo, na Candelária.

16H00 - O Presidente do Governo visita a obra de requalificação da Lota da Madalena e o Entreposto Frigorífico da Madalena, no Núcleo de Pescas da Madalena.

16H30 - O Secretário Regional da Saúde reúne-se com a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Madalena (avenida Dr. Machado Serpa).

- O Secretário Regional da Educação e Cultura visita o Serviço de Desporto do Pico, no Complexo Desportivo da Madalena.

16H45 - A Secretária Regional da Solidariedade Social está presente na cerimónia de autorização de apoios à recuperação de habitação degradada no Concelho de Madalena, no Serviço de Ação Social da Madalena.

17H00 - Os secretários regionais do Turismo e Transportes e do Mar, Ciência e Tecnologia visitam a empresa Pico Sport, na Madalena.

18H00 - Reunião do Governo Regional com o Conselho de Ilha, na Escola Básica e Secundária da Madalena.
  
21H30 - Reunião do Conselho do Governo, no Hotel Caravelas, na Madalena.

QUARTA-FEIRA, DIA 3:

08H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social está presente na cerimónia de autorização de apoios à recuperação de habitação degradada no Concelho de Lajes do Pico, no Auditório Municipal das Lajes do Pico.

09H00 - O Secretário Regional da Saúde reúne-se com a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico (rua General Lacerda Machado).

- O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente está presente na apresentação do projeto de Retenção de Fluxos Detríticos da Ribeira do Dilúvio – 1.ª fase, na confluência da Ribeira do Dilúvio com o caminho do Dilúvio, em São Caetano.

09H30 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes visita os trabalhos finais da empreitada da Prainha, na Ribeira da Areia (Estrada Regional n.º 1-2.ª).

10H00 - O Presidente do Governo preside à cerimónia de lançamento da primeira pedra do Centro de Noite da Piedade, da Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico (Estrada Regional, n.º 1 – 2.ª).

10H30 - A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares reúne-se com a Direção da Associação de Jovens da Silveira, na Casa do Passal, na Silveira.

11H00 - O Secretário Regional da Educação e Cultura visita a Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico (avenida Marginal).

- O Secretário Regional do Turismo e Transportes visita o empreendimento de Turismo em Espaço Rural “Casa das Pereiras”, na Calheta do Nesquim.

11H30 - O Presidente do Governo visita a fábrica da Cooperativa de Laticínios da Ilha do Pico - LACTOPICO, a que se segue uma reunião com a Direção da cooperativa, na Silveira.

12H00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social e os secretários regionais da Saúde e da Educação e Cultura reúnem-se com a Equipa de Intervenção Precoce das Lajes do Pico, no Centro de Saúde das Lajes do Pico.

15H00 - O Presidente do Governo preside à cerimónia de assinatura do Auto de Consignação do Contrato Misto para a Execução da Rede de Monitorização do Ciclo Hidrológico das Ilhas dos Grupos Central e Ocidental e à apresentação da Rede de Monitorização do Ciclo Hidrológico dos Açores, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.

15H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social está presente na cerimónia de autorização de apoios à recuperação de habitação degradada no Concelho de São Roque do Pico, nos Paços do Concelho.

- O Secretário Regional da Saúde reúne-se com a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico (rua Dr. Tibério de Ávila Brasil).

- O Secretário Regional da Educação e Cultura visita o Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.

- A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares visita a Pousada de Juventude do Pico, no Convento São Pedro de Alcântara, em São Roque do Pico.

16H00 - O Secretário Regional do Turismo e Transportes visita o local da empreitada de beneficiação e requalificação da entrada nascente de São Roque do Pico e está presente na apresentação do projeto, no entroncamento da Estrada Regional n.º 1-2.ª com a Estrada Regional 2-2.ª (no início do acesso à Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico).

- O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente visita o Caminho dos Matos de São João.    

16H15 - O Secretário Regional da Educação e Cultura visita a Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico (Estrada Regional).

17H15 - A Secretária Regional da Solidariedade Social e os secretários regionais da Saúde e da Educação e Cultura reúnem-se com a Equipa de Intervenção Precoce de São Roque do Pico, na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico.

- O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente preside à cerimónia de inauguração do Centro de Acolhimento e Reabilitação de Aves Selvagens, no Parque Florestal de Santa Luzia.

18H00 - O Governo Regional recebe a população da ilha do Pico, na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico.

19H30 - Os secretários regionais do Turismo e Transportes e da Agricultura e Ambiente visitam a “Quinta das Rosas”, na Madalena.

QUINTA-FEIRA, DIA 4:

08H45 - A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares apresenta o Comunicado do Conselho do Governo, no Hotel Caravelas, na Madalena.

10H25 - Partida da comitiva do Governo Regional da ilha do Pico.



GaCS

Manutenção das tradições açorianas na diáspora é afirmação da comunidade, afirma Paulo Teves

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em Cambridge, no Canadá, que a manutenção das tradições culturais e religiosas dos Açores na Diáspora representa a “afirmação da comunidade emigrada", mas também uma "ligação atemporal às suas raízes”.

“Se existem diversas organizações e manifestações seculares de origem açoriana bem ativas, facilmente concluímos que, para o Povo Açoriano, as distâncias geográfica e temporal não constituem quaisquer obstáculo à realização dos seus projetos”, frisou Paulo Teves, que falava sábado num encontro com a comunidade açoriana residente em Cambridge.

Para Paulo Teves, essa distância “representa apenas um desafio à nobre missão que cada um assume de transmitir às gerações vindouras o legado cultural herdado dos seus antecessores”.

Na intervenção que proferiu no Clube Português de Cambridge, num encontro integrado nas Festas do Divino Espírito Santo do Império Mariense de Cambridge, o Diretor Regional salientou que este culto, uma das manifestações mais visíveis da identidade açoriana, “prosperou nas sociedades onde se estabeleceram as comunidades açorianas, abrangendo não apenas aqueles que comungam do saudosismo, mas também diversas gerações e etnias”.

“O Povo Açoriano, ao deixar o seu espaço insular, levou timbrado na bagagem emocional as suas crenças e os seus rituais para as replicar nas novas sociedades, encurtando, deste modo, a distância que o separa da sua terra”, afirmou Paulo Teves.

Nesse sentido, salientou que esta manifestação genuinamente açoriana, que transpôs a dimensão arquipelágica das ilhas, permanece atualmente bem enraizada em vários países e regiões, “diversificando, deste modo, o património cultural desses espaços”.

“Contribui, assim, para um aprofundamento das relações entre a Diáspora e os Açores, fortalecendo a comunicação entre açorianos, açordescendentes e amigos dos Açores”, referiu Paulo Teves, num encontro que reuniu mais de 500 pessoas.

O Diretor Regional das Comunidades enalteceu o trabalho desenvolvido pelas organizações comunitárias, bem como por todos os açorianos emigrados, “em prol da sua comunidade e das suas ilhas, dignificando o Povo Açoriano e prestigiando a Região Autónoma dos Açores”.

“Nunca será demais relevar o orgulho, o respeito e a admiração que nutrimos pela Diáspora Açoriana, uma vez que esta, através do seu empenho, dedicação, espírito empreendedor e solidário, contribui, de forma segura e eficaz, para a afirmação da Açorianidade”, afirmou.

Ainda no sábado, segundo dia da deslocação ao Canadá, o Diretor Regional das Comunidades esteve presente nos trabalhos do XXIII Encontro de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá, onde reafirmou a premente necessidade de se incluir nos currículos mais aspetos da realidade sociocultural açoriana, por forma a “despertar, desde cedo, na comunidade estudantil a curiosidade pela terra onde mergulham as suas raízes”.

Hoje, último dia desta visita, Paulo Teves estará presente na sessão de encerramento daquele encontro de docentes e participa nas Festas do Divino Espírito Santo do Império Mariense de Cambridge.



GaCS

Açores vão continuar a trilhar caminho que concilia "participação com excelência", assegura Avelino Meneses

O Secretário Regional da Educação e Cultura (SREC) assegurou, na Praia da Vitória, que os Açores, em matéria de desporto para os jovens, vão continuar “a trilhar sempre o caminho que concilia a participação com a excelência”.

“Aqui nos Açores, continuaremos a trilhar sempre o mesmo caminho, por sinal o caminho seguro, que concilia o convívio com a competição, que concilia a participação com a excelência”, afirmou Avelino Meneses, que falava sábado na cerimónia de encerramento dos XIX Jogos das Ilhas, em que os Açores se sagraram vencedores.

“Este é o momento de agradecer o esforço de todos, necessariamente daqueles que arrecadaram mais troféus, que são prova de uma maior perfeição, e também daqueles que acumularam mais experiência, sustentáculo para próximas vitórias”, acrescentou o Secretário Regional no final desta competição organizada pelo Comité d´Organization Jeux des Îles (COJI), de que os Açores são membro filiado.

Na sua intervenção, Avelino Meneses manifestou a convicção de que, “à luz do espírito olímpico que releva o respeito mútuo”, os jovens atletas oriundos de diversas proveniências, ao longo dos três dias de promoção da prática desportiva, souberam “conciliar a diversão com a competição”.

A “excelência” da organização local desta edição dos Jogos das Ilhas, que esteve a cargo da Direção Regional do Desporto, foi destacada pelo presidente do COJI, Pierre Santoni, que anunciou que a próxima edição se realizará na região autónoma espanhola das Baleares.

Nos XIX Jogos das Ilhas, cujas provas desportivas decorreram nas cidades de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, estiveram envolvidas mais de meio milhar de pessoas, entre atletas, árbitros e dirigentes dos Açores, de Cabo Verde, das regiões francesas da Martinica e Córsega e das regiões italianas de Elba, Sardenha e Sicília.

Pela primeira vez, os Jogos das Ilhas incluíram a modalidade de râguebi de sete, juntamente com atletismo, futebol, judo, ténis, natação, ténis de mesa, vela e voleibol.

Os resultados da competição podem ser consultados através dos endereços eletrónicos http://www.azores.gov.pt/GRA/DRD_JogosIlhas ou https://www.facebook.com/JogosdasIlhas2015.

Anexos:
2015.05.30-SREC-EncerramentoJDI.mp3

GaCS

sábado, 30 de maio de 2015

Agenda do Governo Regional dos Açores para 31 de maio e 1 de junho

DOMINGO, DIA 31:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

10H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, preside, em representação do Presidente do Governo, à cerimónia de inauguração do Lar Residencial da Associação Cristã da Mocidade.

Local: canada dos Folhadais, n. 29, em Angra do Heroísmo.

18H00 - O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, está presente nas comemorações do Dia do Pescador.

Local: cais de Santa Cruz, na Horta.

OUTROS AGENDAMENTOS:

08H30 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, está presente, no Canadá, na sessão de encerramento do XXIII Encontro de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá.

Local: 15 Gatehouse Drive, em Cambridge.

10H30 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, participa, no Canadá, nas Festas do Divino Espírito Santo do Império Mariense de Cambridge.

Local: Igreja de Nossa Senhora de Fátima, 185 Elgin St. South, em Cambridge.

17H00 - O Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, está presente, no Canadá, no Sarau Cultural do XXIII Encontro de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá.

Local: Clube Oriental de Cambridge, Shellard Side Road, em Cambridge.

NOTA: indica-se a hora local, menos quatro do que nos Açores.

SEGUNDA-FEIRA, DIA 1:

ATIVIDADES DOS MEMBROS DO GOVERNO:

09H00 - O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, preside à abertura do seminário Para o Desenvolvimento de um Plano Estratégico de Gestão Ambiental para a Exploração Mineral do Mar Profundo na Bacia do Atlântico.

Local: Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, na Horta.

15H00 - O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, está presente no lançamento da campanha “O Pescado Certo - Tamanhos Mínimos de Sustentabilidade”.

Local: Porto de Pescas de São Mateus, no Concelho de Angra do Heroísmo.

15H00 - A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Isabel Rodrigues, está presente, em representação do Presidente do Governo, na inauguração do Muro dos Direitos da Criança.

Local: Portas do Mar, em Ponta Delgada.

15H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, e o Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, estão presentes na cerimónia de entrega de prémios do II Programa Escola + Voluntária.

Local: Colégio do Castanheiro, em Ponta Delgada.

OUTROS AGENDAMENTOS:

20H30 - O Diretor Regional do Turismo, João Bettencourt, está presente no Encontro de Turismo.

Local: Museu Municipal de Santa Cruz das Flores.



GaCS

Andreia Cardoso afirma importância do associativismo para se alcançarem objetivos e interesses comuns

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, em Ponta Delgada, que “o associativismo dá corpo a uma postura alternativa ao crescente individualismo das sociedades modernas, contraria a manutenção e a consolidação de assimetrias do desenvolvimento e combate a apatia e o abstencionismo”.

“No âmbito de uma democracia representativa, o associativismo pode ser entendido como um indicador dessa mesma democracia”, frisou Andreia Cardoso, explicando que “essa atuação concertada contribui para se alcançarem, com maior eficácia, objetivos comuns”.

A Secretária Regional, que falava à margem do 11.º aniversário da Associação de Seniores de São Miguel, realçou que “o associativismo assume-se como fator essencial à promoção do desenvolvimento social, cultural e também económico da Região e de cada uma das suas comunidades”.

“Estamos determinados em persistir neste caminho de afirmação da nossa identidade, de procura das melhores respostas para a nossa realidade, promovendo a participação da sociedade civil e colocando a Autonomia ao serviço dos Açorianos”, frisou Andreia Cardoso.

Para a Secretária Regional da Solidariedade Social, o associativismo “cria as condições para investimentos individuais em benefício de objetivos que assumem caráter coletivo, solidário e com capacidade sustentada de intervenção social, política, cultural, económica e de coesão do tecido comunitário”.

Andreia Cardoso salientou ainda que a opção política de construir uma rede regional de respostas sociais, em parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social e as Misericórdias, é “o exemplo do reconhecimento do valor do associativismo para o desenvolvimento da Região e para a promoção da qualidade de vida de todos os Açorianos”.

“Este entendimento de associativismo e o reconhecimento da sua importância está subjacente ao vasto leque de parcerias público-sociais estabelecidas entre o Governo Regional e as instituições de solidariedade social, assentes na partilha de objetivos e interesses comuns”, afirmou.

Anexos:
2015.05.30-SRSS-AniversárioAssociaçãoSenioresSão Miguel.mp3

GaCS