O Diretor Regional da Agricultura afirmou hoje, no Pico, que o Laboratório Regional de Enologia (LRE) e o seu processo de acreditação de procedimentos laboratoriais em fase de conclusão integram a estratégia que o Governo dos Açores definiu para o setor vitivinícola.
“O Laboratório e a sua acreditação representam parte da estratégia que o Governo dos Açores definiu para apoiar o crescimento da vitivinicultura na nossa Região”, afirmou Fernando Sousa, à margem da primeira das quatro visitas guiadas inseridas no Dia Aberto aos produtores e população promovido pelo LRE.
O Diretor Regional salientou que a iniciativa “pretende aproximar os vitivinicultores do LRE, mostrando como podem melhorar a qualidade dos seus vinhos através dos resultados obtidos no Laboratório”.
Por outro lado, destacou o “apoio dado pelos técnicos, que podem deslocar-se às vinhas e adegas dos produtores”.
Este ano estão previstas diversas ações de divulgação do trabalho realizado no LRE, nomeadamente comunicações diretas aos produtores, ações de sensibilização, emissão de folheto e a disponibilidade de acesso às áreas laboratoriais.
Esta estrutura laboratorial sob tutela da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional de Agricultura, apoia o setor produtivo disponibilizando diversos serviços na área da enologia, da viticultura e da proteção da vinha.
O LRE tem como finalidade fomentar a qualidade dos produtos vitivinícolas produzidos nos Açores, recorrendo a modernos equipamentos e às metodologias mais atualizadas.
Esta estrutura ao serviço da vitivinicultura açoriana dedica-se preferencialmente a determinações físico-químicas e organoléticas em vinho, uvas e mostos, mas também à determinação do teor alcoólico de aguardentes e licores.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário