quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Governo promove ações de formação para novos utilizadores de biblio.NET no âmbito do Plano Regional de Leitura
No âmbito do desenvolvimento do Plano Regional de Leitura, a Secretaria Regional da Educação e Formação, através da Direção Regional da Educação e Formação, realiza entre 10 e 14 de setembro duas ações de formação de iniciação ao biblio.NET. As ações de formação decorrem na Escola Básica Integrada Roberto Ivens, em Ponta Delgada, de 10 a 12 de setembro, e na Escola Secundária Vitorino Nemésio, Praia da Vitória, de 12 a 14 de setembro.
A formação destina-se aos novos utilizadores do programa de gestão bibliográfica biblio.NET, adquirido para a gestão do acervo bibliográfico das unidades orgânicas, e permitirá aos formandos receberem formação específica sobre administração e gestão de acessos, catalogação e pesquisa, gestão de empréstimo e pesquisa web.
Com estas ações de formação fica concluída a primeira fase de formação em BAD (biblioteconomia, arquivo e documentação) para todos os gestores dos acervos bibliográficos das bibliotecas das unidades orgânicas da região, dando-se assim cumprimento a dois objetivos do Plano Regional de Leitura: desenvolver programas formativos dirigidos a educadores, bibliotecários e outros mediadores de leitura, e assumir e ampliar o papel das bibliotecas enquanto núcleos difusores de informação e de cultura, centros de educação continuada e polos de entretenimento onde se estimula a fruição da leitura e o gosto pelo livro.
Ao proporcionar o acesso à livre informação, ao contacto com o conhecimento, a escola e, por extensão, a biblioteca escolar, enquanto centro de iniciativas, inseridas na vida pedagógica apresenta-se não só como um meio para aquisição de competências mas, fundamentalmente, como um potencial para a formação de profissionais e cidadãos capazes de responder aos desafios e oportunidades inscritas numa sociedade do conhecimento.
O Plano Regional de Leitura tem como objetivo central elevar os níveis de literacia dos açorianos, insere-se numa aposta do Governo dos Açores e concretiza-se num conjunto de estratégias destinadas a promover o desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como o alargamento e aprofundamento dos hábitos de leitura, designadamente entre a população escolar.
A atual sociedade da informação e do conhecimento coloca hoje novas exigências e desafios, que se fazem sentir nas mais diversas esferas e domínios. Entre as competências-chave requeridas pelas sociedades contemporâneas, as competências de literacia ocupam, sem dúvida, um lugar de destaque.
A aposta na promoção da leitura, como meio por excelência de aprendizagem e acesso ao conhecimento, como veículo essencial no domínio de competências de compreensão e sistematização da informação, expressão e postura crítica perante os contextos situacionais, constitui uma prioridade do Governo dos Açores. Dotar os açorianos do poder de ler, é certamente a maneira mais eficaz de se combater a iliteracia, frente de batalha em que é preciso investir, combater e vencer.
O Plano Regional de Leitura pretende transformar-se num instrumento de referência em que se articulam compromissos, iniciativas e ações para a construção de uma sociedade leitora, progressivamente mais competente.
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário