segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Agência para o Turismo Cultural pretende dinamizar setor com intervenção social
A Direção Regional da Cultura, em conjunto com o Museu Carlos Machado, a Cooperativa Cresaçor e a sua cooperante Arrisca, procederam hoje em Ponta Delgada à assinatura de um Protocolo de Cooperação com o objetivo de constituir a Agência para o Turismo Cultural (ATUC).
Na ocasião, o Diretor Regional da Cultura felicitou as instituições mencionadas por saberem reunir intenções que apontam para sinergias que vão ter um êxito de intervenção na sociedade, na cultura e na economia da cidade de Ponta Delgada e da ilha de São Miguel.
São objetivos da ATUC constituir-se como um dispositivo de atuação permanente no âmbito da preservação, proteção, divulgação e fruição cultural e patrimonial dos Açores, com intervenção especifica na ilha de São Miguel.
É igualmente objetivo formar uma plataforma de cooperação permanente entre entidades públicas e privadas, visando a rentabilização de recursos locais na implementação estruturada de resposta de proteção da diversidade patrimonial e da identidade cultural dos Açores.
A ATUC pretende ainda posicionar-se como estrutura de suporte e projeção de políticas de promoção do turismo cultural, de forma ativa, acessivel, solidária e inclusiva.
Neste sentido, Jorge Paulus Bruno, deixou o repto aos museus, bibliotecas e instituições culturais para que “cada vez mais, devam estar abertas à sociedade e não fecharem-se dentro das suas portas.”
O firmar desse compromisso fez com que fosse responsabilidade do Governo Regional requalificar e dar uso a uma instalação anexa ao Museu Carlos Machado, que até ao momento não estava a ser utilizada, onde funcionará a ATUC, reabilitando, assim, mais um imóvel da cidade de Ponta Delgada.
Anexos:
2012.09.24-DRaC-AgênciaTurismoCultural.mp3
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário