O Secretário Regional da Saúde assistiu hoje, no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, à apresentação da consulta de Enfermagem de Reabilitação Funcional na Mastectomia ou Esvaziamento Axilar, que considerou ser “um projeto extremamente importante, naquilo que é o desenvolvimento multidisciplinar do próprio hospital”.
Luís Cabral enalteceu o “espírito de parceria” entre enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e outros profissionais do hospital, tendo em vista “dar uma melhor resposta à utente”.
Muitas vezes, frisou o Secretário Regional, o acompanhamento dos hospitais é visto naquilo que é a vertente médica, mas, neste caso, há um acompanhamento regular, que vai ser mantido por parte das consultas de enfermagem.
“Para nós, é este espírito multidisciplinar que hoje vim aqui realçar e que espero que seja transportado para todos os hospitais da Região”, afirmou Luís Cabral, salientando o facto de as mastectomias do cancro da mama serem situações extremamente mutilantes do ponto de vista físico, psicológico e até do ponto de vista social para as mulheres.
Luís Cabral salientou que, felizmente, o número de casos tem diminuído, realçando o trabalho do Serviço Regional de Saúde ao nível do diagnóstico precoce e dos programas de rastreio, mas acrescentou que “cada caso é um caso e precisa muitas vezes de um acompanhamento diferente, de um acompanhamento especializado, não podem ser todos tratados da mesma forma”.
Para tal, é preciso que as pessoas possam ter esse espaço e oportunidade para exporem as dúvidas, os seus receios e receberem um acompanhamento adequado.
“As pessoas que são internadas vivem muito o dia-a-dia com os enfermeiros e transmitem a sua vontade aos enfermeiros, daí poderem também, não só durante o internamento, mas antes e depois, ter esse acompanhamento, e isso é algo que merece ser realçado”, afirmou.
Luís Cabral evidenciou também a importância de, quando se desenvolvem projetos desta natureza, se pense no utente e não naquilo que é o benefício do profissional, porque “isso será consequente e o utente e o sistema ficarão beneficiados”.
Estas consultas começaram hoje no Hospital do Divino Espírito Santo e vão decorrer às sextas-feiras, entre as 14h00 e as 18h00, na Consulta Externa.
2014.05.02-SRS-ReuniãoHDES.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário