No seguimento de informações divulgadas no Telejornal da RTP-A do dia 10 de Dezembro, sobre o programa de recuperação de listas de espera de cirurgia, a Secretaria Regional da Saúde esclarece:
1 - Os hospitais sempre tiveram autonomia para contratar os profissionais necessários para atingir os objectivos, inclusive, recorrendo aos serviços de médicos externos.
A Secretaria Regional da Saúde apenas reforçou essa orientação.
2 - Recorde-se que o Governo Regional definiu um programa de recuperação de listas de espera de cirurgia, que se iniciou em 2008 e teve continuidade em 2009.
No primeiro ano foi estabelecida uma meta de vinte e quatro meses e, no corrente ano, esse tempo foi reduzido para dezoito meses.
3 - Foi contratualizada a realização das cirurgias em causa com os três hospitais dos Açores, tendo o Governo Regional disponibilizado a verba suficiente para a implementação do programa.
Até Novembro foram realizadas três mil duzentas e onze cirurgias, o que indica que até ao final do ano se atingirá, nos três hospitais, uma percentagem muito significativa da meta definida.
4 - Segundo informação do Hospital de Ponta Delgada estão já a ser desenvolvidos contactos com médicos externos à Região para se realizar as cirurgias em falta como, por exemplo, neurocirurgia, de modo a se atingirem os objectivos traçados.
GaCS/RC
Sem comentários:
Enviar um comentário