quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Governo Regional aposta em novas rotas para dinamizar o turismo



O Governo Regional vai apostar em novas ligações aéreas entre o mercado nórdico e os Açores de forma a dinamizar o sector turístico da Região.

A afirmação foi feita esta tarde pelo secretário regional da Economia, em Ponta Delgada, na cerimónia de assinatura de diversos protocolos entre a SATA Internacional, a Associação de Turismo dos Açores, a ANA - Aeroportos de Portugal, S.A. e o Instituto de Turismo de Portugal, I.P.

Com esta união de esforços, sublinhou Vasco Cordeiro, vai ser possível criar três novas rotas são elas: Ponta Delgada/Oslo, Ponta Delgada/Copenhaga e Ponta Delgada/Estocolmo e, ainda, reforçar a ligação já existente entre Ponta Delgada/Toronto.

A importância do mercado nórdico para o destino Açores, foi um dos factores determinantes para a criação destas novas rotas, bem como o contributo que estes mercados podem vir a dar para o desenvolvimento do turismo no arquipélago, estimando-se, por isso, a vinda de 15 mil novos turistas.

O objectivo primordial destas ligações visa dar mais notoriedade e promoção da Região, e isto foi uma tarefa já realizada ao longo do corrente ano, não só pela Direcção Regional do Turismo mas também pela Associação de Turismo dos Açores e que terá continuidade em 2010, anunciou Vasco Cordeiro.

Uma tarefa a realizar sobre várias vertentes são elas um trabalho de responsabilidade pela forma como deve ser encarado esta questão, do nosso desenvolvimento do turismo.

A propósito, Vasco Cordeiro realçou que não se pode transformar esta matéria em crítica fácil destrutiva, sobretudo quando a realidade dos factos desmente as razões para que estas críticas sejam feitas.

É inconcebível que alguém atribuía responsabilidades aos governos Regional e da República pela crise que se vive no sector turístico, por outro lado, não é correcto criticar-se o Executivo açoriano por uma omissão no que respeita à política de promoção turística da Região, afirmou o secretário regional.

Nesse sentido, é incompreensível quando quem faz estas críticas propunha, recentemente um aumento de dois milhões de euros para a promoção do turismo da Região e sabe previamente do anúncio do presidente do Governo que nos próximos três anos haverá um incrementos no sector na ordem dos 30 milhões de euros.

A terminar Vasco Cordeiro deixou uma mensagem de esperança a todos os agentes turísticos de que através do contributo de todos se conseguirá ultrapassar este período de turbulência e voltar a trabalhar na promoção e desenvolvimento do turismo na Região.



GaCS/LM

Sem comentários: