O projecto cultural Arquipélago, que será desenvolvido a partir da instalação de um Centro de Arte Contemporânea no edifício da antiga fábrica do álcool da Ribeira Grande – nas palavras do Director Regional da Cultura – “passará a poder contar com a colaboração da Fundação Luso-Americana (FLAD), com base numa colecção de obras de arte contemporânea.”
Com efeito, um protocolo celebrado no passado dia 20 de Julho, entre a Direcção Regional da Cultura e a Fundação Luso-Americana, vai permitir a realização de exposições de arte contemporânea nas várias ilhas dos Açores já a partir do próximo ano.
Deste modo, a Direcção Regional da Cultura pretende implementar o funcionamento deste projecto, de dimensão regional, embora fisicamente venha a ser sediado na cidade da Ribeira Grande, em S. Miguel.
Segundo o Director Regional da Cultura, “o protocolo de cooperação agora celebrado representa para a Região mais um passo no sentido da abertura dos Açores à cultura universal, permitindo o contacto do público e dos criadores açorianos com obras consideradas das mais relevantes no contexto da criação artística contemporânea em Portugal”.
Jorge Paulus Bruno, Director Regional da Cultura e Mário Mesquita, Administrador da FLAD assinaram o acordo, em representação das duas entidades.
Ao longo dos últimos vinte anos, a colecção de arte contemporânea da FLAD tem desempenhado um papel relevante na promoção artística portuguesa e já foi objecto de várias exposições nacionais e no estrangeiro.
Esta cooperação assegura também a continuidade de acções já anteriormente realizadas entre a DRaC e a FLAD, com destaque para as mostras de arte que se realizaram em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.
GaCS/DRaC
Sem comentários:
Enviar um comentário