sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Não há razão para preocupações com contactos da RIAC, assegura o Secretário Regional da Saúde
O Secretário Regional da Saúde disse hoje que “não razão para as preocupações levantadas pela Ordem dos Médicos, uma vez que os funcionários da RIAC não têm acesso ao processo clinico das pessoas que estão a ser contactadas para a atualização de listas de espera de cirurgia”.
Na sequência de uma visita feita ao call center da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão, Miguel Correia disse que “os funcionários que ali prestam este serviço têm acesso apenas ao tipo de cirurgia que a pessoa necessita mas, mesmo para isso assinam uma declaração de sigilo, pelo que não estão a ser feridos os direitos quanto aos dados clínicos de ninguém”.
O que se pretende é atualizar as listas de espera de cirurgia porque se verificou que muitas pessoas não pretendem continuar na lista e, deste modo, vai ser possível agilizar o processo e fazer com que as restantes pessoas possam conseguir uma cirurgia mais rapidamente.
Para a prestação deste serviço foi celebrado um protocolo entre a Secretaria Regional da Saúde, a Saudaçor e a RIAC, garantindo a total transparência do processo e a salvaguarda do respeito pelos direitos dos cidadãos.
Segundo os dados recolhidos, foram já contatadas 997 pessoas e, dessas, 19% não manifestaram vontade em estar na lista de espera.
A Secretaria Regional da Saúde tem já preparado um programa de recuperação de listas de espera que arrancará em setembro nos hospitais, já com as listas atualizadas, e vão também ser emitidos os restantes vales saúde que estavam programados para este ano.
“Com esta colaboração pretende-se também uma racionalização de meios, uma vez que alivia o trabalho administrativo nos hospitais - que é necessário para outras funções -, e aproveita uma estrutura do Governo que já existe e que consegue desempenhar perfeitamente esta função”.
De resto, esta não é a única cooperação com a RIAC. Desde de junho que está disponível na Rede Integrada de Apoio ao Cidadão a marcação de consultas nos Centros de Saúde. “O que se pretende é o aprofundamento desta relação e que, no futuro, o call center da saúde funcione na RIAC, uma vez que tem todas as condições para isso”, acrescentou Miguel Correia.
A marcação de consultas está disponível no seguinte endereço http://consultas.saude.azores.gov.pt/
Anexos:
2012.08.31-SReS-RIAC.mp3
GaCS
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