A Secretaria Regional da Saúde recebeu mais de 60 contributos, no âmbito do debate público da Proposta de Reestruturação do Serviço Regional de Saúde (SRS), documentos enviados por Assembleias e Câmaras Municipais, por Conselhos de Ilha, ordens profissionais, sindicatos e pessoas em nome individual.
Neste mesmo debate, que terminou ontem, dia 16, foram também realizadas sessões de esclarecimento em todas ilhas, por incitativa de diversas entidades, com o objetivo de esclarecer dúvidas e registar opiniões das pessoas e das entidades.
“ O Governo foi a todos os lugares para onde foi convidado”, frisou o Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, sublinhando que “foi um debate muito rico e bastante participado”.
Como já foi afirmado, “os contributos recebidos, são muito válidos e expressam desde logo o interesse por esta matéria”. Há contributos com ideias inovadoras sobre alguns aspetos do documento e também surgiram sugestões relativamente a pontos que não tinham sido considerados e que têm todo o sentido serem incluídos”.
Nuns casos “são ideias bem defendidas do ponto de vista técnico” noutros, os contributos manifestam a sensibilidade dos cidadãos e, nesse sentido “também devem ser considerados”, observou Luís Cabral.
O Secretário da Saúde frisou ainda que foi “uma experiência de grande alcance” do ponto de vista de debate público, uma vez que “permitiu ficar a conhecer o que as pessoas pensam do seu serviço de saúde e permitiu também esclarecer pontos que não tinham sido bem compreendidos”.
Luís Cabral sentiu que foi também importante para os habitantes nas várias localidades e para os organismos que os representam “esta disponibilidade do Governo para dialogar de forma aberta, sobre um tema tão sensível”.
“Existe, agora, matéria em quantidade e qualidade para poder preparar um documento final, certamente muito enriquecido”, sublinhou Luís Cabral.
2013.07.17-SRS-ReestruturaçãoSaúde.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário