Na sequência da notícia divulgada no telejornal do dia 3 de setembro, relativamente ao pagamento de especialistas que se deslocam à Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria, a Secretaria Regional da Saúde esclarece:
1 - O Governo dos Açores tem vindo a proceder à transferência regular de verbas para que as Unidades de Saúde regularizem os seus compromissos, como tem sido repetidamente noticiado.
2 - A USI de Santa Maria tem o seu orçamento equilibrado, no entanto, uma percentagem da receita prevista não tem sido realizada por culpa da não transferência da verba referente à prestação de cuidados aos doentes da ADSE do continente.
3 - O número de utentes com esse subsistema é elevado na ilha de Santa Maria, por via dos funcionários da NAV e ANA, o que condiciona as dificuldades de tesouraria agora evidenciadas. O valor em dívida à USI de Santa Maria pelo subsistema ADSE nacional é de quase dois milhões de euros (1.863.431,30).
5 - Apesar do não pagamento desta receita não ser da sua responsabilidade, o Governo Regional dos Açores está a desenvolver todos os esforços para garantir o normal funcionamento da USI de Santa Maria.
6 - Segundo informação da Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria, a dívida aos médicos especialistas é de 115 mil euros, e não de 200 mil euros como é referido na notícia, e não há aumento de custos por substituição da deslocação de médicos especialistas a Santa Maria por deslocação de doentes a São Miguel. Pelo contrário, segundo dados do primeiro semestre deste ano, esses custos têm vindo a diminuir.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário