O Secretário Regional da Saúde assistiu hoje à realização de um exercício envolvendo as corporações de bombeiros voluntários de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória e a GNR, tendo destacado “a importância do trabalho conjunto que permite melhores resultados e melhor rentabilidade dos recursos existentes”.
“Este exercício é um claro exemplo do que é possível fazer, aproveitando as sinergias de diferentes corporações e de diferentes forças de segurança, de modo a que estejam preparados para atuar em situações que venham a surgir” frisou Luís Cabral.
O Secretário Regional salientou que, exercícios como o que hoje se realizou, permitem que, numa eventual necessidade de colaboração com corporações de outras ilhas, todos podem trabalhar em conjunto porque “todos têm a mesma formação, todos têm a mesma base de trabalho e todos sabem operar da mesma forma”.
O exercício decorreu na Rocha do Chambre, no interior da ilha Terceira, tendo como cenário um simulado salvamento de duas pessoas que se deslocaram para o local para realizar um percurso pedestre, mas que, devido ao mau tempo, ficaram impossibilitadas de regressar.
O salvamento simulado fez-se com recurso a manobras de cordas, fazendo subir os alegados sinistrados, em duas macas, por uma encosta quase a pique.
O exercício, coordenado pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), visou treinar a capacidade operacional das equipas de salvamento em Grande Ângulo e da equipa Cinotécnica da GNR, que ajudou na busca dos sinistrados.
2013.09.14-SRS-Bombeiros.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário