terça-feira, 10 de setembro de 2013

Boas práticas sociais desenvolvidas na Região deverão ser dadas a conhecer ao resto do país

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje que a Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Instituto de Empreendedorismo Social, está interessada em dar a conhecer ao resto do país as “boas práticas e os projetos sociais” desenvolvidos pelo Governo dos Açores.

“Foi extremamente interessante verificar que a política social que tem sido adotada na Região, na linha da autonomização das pessoas e no combate ao assistencialismo, é considerada, no fundo, uma intervenção inovadora do ponto de vista social”, afirmou Piedade Lalanda, no final de uma reunião, em Lisboa, com os responsáveis do Instituto de Empreendedorismo Social, do Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Piedade Lalanda salientou que foram motivo de atenção por parte destas instituições “todos os projetos que, nos Açores, tenham como objetivo uma maior eficiência ao nível da resposta, uma maior rentabilização dos recursos instalados”.

Outra das medidas que suscitou interesse foi a intenção do Executivo açoriano de criar um mapa que integrará, entre outros, a capacidade instalada das Instituições Particulares de Solidariedade Social, a rede de transporte de apoio à população e as salas técnicas existentes, por exemplo, o Snoezelen, que tem como objetivo a estimulação sensorial e a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão.

Piedade Lalanda considerou positiva a reunião, acrescentando que as medidas implementadas na Região poderão resultar na realização de um trabalho conjunto entre as Instituições com quem reuniu e a rede de respostas sociais dos Açores.


Anexos:
2013.09.10-SRSS-ReuniãoInstitutoEmpreendedorismoSocial.MP3

GaCS

Sem comentários: