O Governo dos Açores anunciou hoje a contratação de mais meia centena de docentes, que acrescem aos 620 professores contratados na primeira fase dos concursos de colocação de docentes no sistema educativo regional.
O anúncio foi feito pelo Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, na cerimónia de inauguração da nova Escola Básica e Jardim de Infância da Ribeirinha, na ilha Terceira, um investimento de cerca de 4,2 milhões de euros, suportados pelo executivo açoriano e pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Para além destas contratações de horário completo, que resultam de não aceitações, aposentações, mobilidades, transferências e dispensas para o exercício de atividade sindical, Luiz Fagundes Duarte adiantou que, nos próximos dias, serão preenchidos mais cerca de 40 horários incompletos, resultando no seu conjunto mais de 700 postos de trabalho na área da educação.
O Secretário Regional lembrou que, nos últimos quatro anos, se verificou nos Açores “um acréscimo de seis por cento de docentes do quadro, na sua maioria afetos ao ensino artístico (mais de 14 por cento), mas, sobretudo, ao ensino especial, com aumento de 43,5 por cento”.
“Como é fácil de constatar, pelos números que já são conhecidos, o Governo dos Açores preocupou-se em garantir a colocação de todos os professores necessários ao normal funcionamento das nossas escolas, bem como assegurar os recursos humanos indispensáveis à implementação de novos projetos educativos que visam combater o insucesso escolar”, frisou.
Esta postura, segundo Luiz Fagundes Duarte, “é motivo de grande orgulho” para o Governo Regional, sobretudo numa altura em que “surge em contra-ciclo com o resto do país, onde se registam cortes no pessoal docente contratado, pondo em risco o sistema educativo público”.
Os Açores apresentam agora um rácio de nove alunos por professor, “um número de que nos orgulhamos, pois só o acompanhamento contínuo, perseverante e de exigência crescente nos conduzirá à melhoria das aprendizagens e dos resultados escolares”, afirmou.
O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura reconheceu também o papel do pessoal não docente “na organização e no bom funcionamento das escolas”, referindo que foram criados os lugares necessários de técnico superior, preenchidos por licenciados em Psicologia, a fim de “assegurarem o apoio psicopedagógico e vocacional determinante para o sucesso educativo dos alunos em todas as unidades orgânicas”.
Este foi, segundo Luiz Fagundes Duarte, “um esforço desenvolvido em nome do princípio da escola inclusiva, da igualdade de oportunidades e da promoção do acesso à educação para as pessoas que apresentam necessidades especiais”.
“A grande aposta regional é a consolidação do sucesso educativo, estabelecendo metas mais ambiciosas a cumprir por todos os intervenientes do sistema educativo”, concluiu o Secretário Regional.
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GaCS
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