Texto integral da intervenção do Secretário Regional do Turismo e Transportes,Vítor Fraga, proferida hoje, em Ponta Delgada, na apresentação pública do balanço da campanha Açores em Família e da nova campanha para o inverno 2013/2014:
“No passado mês de maio, quando presidi à cerimónia de apresentação da campanha Açores em Família, referi que o Governo dos Açores, em conjunto com todos os intervenientes no setor, tem vindo a desenvolver um intenso trabalho de promoção do Destino Açores, apostando numa nova estratégia para o mercado nacional.
Essa estratégia passou (e passa) por apostar em segmentos de mercado com poder de compra, nomeadamente famílias, com idades entre os 35 e os 45 anos, com crianças, que valorizam acima de tudo, em férias, as experiências e as emoções.
Assumindo o mercado nacional uma importância significativa (43%) no fluxo turístico para a Região, o Governo dos Açores, em conjunto com todos os players do mercado, entendeu assim redirecionar a promoção do Destino Açores para este segmento, cientes de que, assim, poderíamos ajudar a contrariar uma tendência a que não são alheias as grandes restrições impostas pelo Governo da República ao perfil de turista que tradicionalmente nos visitava.
Passados estes meses e aqui chegados, posso afirmar com convicção que esta foi, sem sombra de dúvida, uma aposta ganha.
Está, por isso, de parabéns o Turismo dos Açores e, acima de tudo, está de parabéns todo o trade açoriano e operadores nacionais, que viram nesta campanha a forma de transformar uma dificuldade numa oportunidade.
Enalteço, pois, o trabalho incansável e abnegado de todos os que se juntaram a nós, uma vez mais, não tendo ficado parados à espera de soluções milagrosas, tendo aplicado todo o seu empenho, num claro e digno exemplo de proatividade e dedicação em prol do desenvolvimento turístico dos Açores.
A par da campanha a nível nacional, quisemos também promover o turismo interno e lançámos na mesma altura uma nova campanha, inédita nos Açores, integrada no conceito de “faça férias cá dentro”.
Assim, demos oportunidade a todos os que residem nos Açores de usufruir daquilo que cada uma das nossas ilhas tem para oferecer, a todos os níveis.
Os resultados desta campanha interna são também positivos, já que é necessário ter em conta que esta foi, este ano, operacionalizada pela primeira vez.
Perante os números que há pouco foram revelados, só podemos fazer um balanço positivo destas iniciativas.
E, assim sendo, quero aqui anunciar que o Governo dos Açores decidiu alargar a campanha destinada ao mercado nacional ao período de inverno, nomeadamente à época de Natal, Carnaval e Páscoa.
Com este alargamento, pretendemos consolidar cada vez mais os Açores como um destino de famílias, contribuindo também para reduzir o efeito da sazonalidade e dando assim mais um contributo para que os Açores recebam mais turistas.
Mas não podemos ficar só por aqui!
Numa perspetiva de alcançarmos o sucesso, o foco no essencial é fundamental.
Valorizar o que de melhor temos em cada uma das nossas ilhas, segmentar, adequando a oferta à procura, e criar fatores diferenciadores é um desafio constante.
Assim, tendo como base a nossa matriz, que é claramente uma matriz de natureza, iremos igualmente promover os Açores como um destino apetecível para os mais variados segmentos de mercado, com uma vasta e sólida oferta no turismo de experiências, como, por exemplo, os passeios pedestres, o btt, o surf ou o golf, mas também na vertente gastronómica e no enoturismo ou na vertente cultural e de festividades.
Em maio, quando foram apresentadas as campanhas, assumi o compromisso de, com criatividade, empenho, dedicação e com o envolvimento de todos, continuarmos a trabalhar para, em conjunto, alcançarmos aquilo que nos move, ou seja, o sucesso, o sucesso de todos os Açorianos.
Este é agora um compromisso que reitero e reforço, convicto de que com trabalho, com muito trabalho, tudo se torna mais fácil”.
GaCS
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