O Vice-Presidente do Governo dos Açores disse hoje que o Executivo continua a seguir, com toda a atenção, o impacto das condições climatéricas na atividade do setor agrícola, no sentido de desenvolver os mecanismos de apoio que se revelarem adequados.
Sérgio Ávila, que falava na sessão plenária da Assembleia Legislativa, na Horta, recordou que, em articulação com a Associação Agrícola dos Açores e por sugestão desta, foi já apoiada a aquisição de fibra para suprir a escassez de alimento para o gado resultante da seca.
Para além disso, o Governo Regional criou “as condições financeiras para assegurar a antecipação, para o mês de agosto, do pagamento de mais de 16 milhões de euros" aos agricultores açorianos.
Sérgio Ávila explicou que, para isso, o Executivo “assumiu a transferência” antecipada, para os agricultores, dos 15 por cento das verbas do FEADER e, com isso, permitir-lhes acesso imediato aos apoios daquele programa europeu.
O Vice-Presidente do Governo garantiu também que, relativamente aos apoios solicitados na sequência das intempéries do ano passado, “estão pagos todos os processos que estavam em condições de serem pagos”.
“Dos 1.200 processos, mil estão pagos”, precisou Sérgio Ávila, acrescentando que se encontram por pagar os restantes 200, “não por responsabilidade da Região, nem do Governo, mas sim porque os agricultores ainda não entregaram os elementos solicitados para o seu processamento”.
Sérgio Ávila assegurou que, “logo que sejam entregues esses elementos em falta”, o Governo Regional procederá ao pagamento correspondente.
2013.09.03-VPGR-SobreApoioAgricultores.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário