Um conjunto de programas inovadores desenvolvidos nos Açores na área da gestão de recursos humanos vai ser avaliado, a partir de terça-feira, pelo perito europeu Alexander Heichlinger, gestor do European Public Sector Award (EPSA), prémio a que o Governo Regional é um dos candidatos.
Este conjunto de programas integra a Bolsa de Emprego (BEP – Açores), os Quadros Regionais de Ilha e o Sistema de Informação de Gestão de Recursos Humanos para a Administração Regional dos Açores (SIGRHARA), desenvolvidos e geridos pela Direção Regional de Organização e Administração Pública, serviço executivo da Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial.
Alexander Heichlinger, que lidera uma equipa responsável pela seleção e avaliação das candidaturas ao prémio, acompanhará in loco o funcionamento dos sistemas, entrevistando diversos utilizadores, designadamente os diretores regionais da Administração Pública, do Orçamento e Tesouro e das Obras Públicas e Tecnologia, além do Conselho de Administração da Saudaçor.
Os resultados da avaliação serão conhecidos em breve, havendo fundadas expetativas de que o Governo Regional se encontre entre as entidades que serão galardoadas com o EPSA 2013, numa cerimónia que será realizada na última semana de novembro.
Entre as 31 candidaturas europeias apresentadas inicialmente para a categoria de Administração Regional foram selecionadas sete, entre as quais a da Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial.
O European Public Sector Award é promovido pelo Instituto Europeu da Administração Pública, sob o alto patrocínio da Comissão Europeia, e distingue, de dois em dois anos, as melhores práticas europeias no setor público ao nível da inovação, desempenho, eficiência, eficácia e impacto na sociedade.
A necessidade de modernizar, desmaterializar, uniformizar processos, racionalizar e partilhar recursos entre as nove ilhas levaram ao desenvolvimento da plataforma eletrónica de emprego público da Administração Regional, a BEP-Açores, à criação dos Quadros Regionais de Ilha, novo modelo que incentiva a mobilidade de recursos entre as diferentes ilhas, e à implementação do SIGRHARA, sistema de informação integrado que promove a partilha de informação e de serviços entre as ilhas do arquipélago.
Este conjunto de instrumentos, pioneiro em Portugal, veio substituir, com ganhos de eficiência e significativa redução de custos, várias aplicações informáticas que estavam a ser utilizadas em diversos organismos da Administração Regional.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário