segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Intervenção do Vice-Presidente do Governo Regional na apresentação do Plano de Promoção dos Produtos Açorianos

Texto integral da intervenção do Vice-Presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, proferida hoje, em Ponta Delgada, na sessão de apresentação do Plano de Promoção dos Produtos Açorianos:

“São muitos os desafios que se colocam aos Açores na concretização do objetivo de promover um desenvolvimento alicerçado numa economia que proporcione níveis elevados de emprego, de produtividade e de coesão social.

Um desses desafios é o do aumento da competitividade, tendo em vista a afirmação, no exterior, das empresas e produtos dos Açores, sobretudo envolvendo o melhor aproveitamento possível dos nossos recursos.

O Governo dos Açores tudo tem feito no sentido de estimular a aposta que os agentes económicos devem fazer na qualificação das suas empresas e no seu posicionamento face a outros mercados, mas esse é um processo contínuo, que exige, naturalmente, a colaboração ativa e consistente dos próprios agentes económicos.

Produzir bens e serviços de elevada qualidade, promover o seu conhecimento no exterior e capacitar-se para colocar esses mesmos produtos e serviços é, naturalmente, uma missão que cabe, em primeiro lugar, aos agentes económicos.

No entanto – e como sempre tem sido a sua prática –, o Governo dos Açores investe também nesse desígnio, criando e implementando medidas de dinamização de investimentos que proporcionem o alargamento da base económica de exportação, num crescente processo de internacionalização adequado às caraterísticas dos produtos e produtores da nossa Região.

Foi assim que, por exemplo, se criou a Loja da Exportação, uma autêntica via verde para a exportação e internacionalização pelo acesso que permite à informação sobre os mercados de destino.

Foi assim que foi criada e implementada a Linha de Apoio à Exportação das Empresas dos Açores, financiando as operações de exportação de produtos e serviços de origem açoriana.

E foi também assim que se preparou, e já se encontra em fase de concurso, a criação da marca 'Açores', através da qual se pretende instituir uma referência de qualidade que se traduza em prestígio para a Região, em maior capacidade de penetração no exterior e em mais valor acrescentado.

Tem sido, pois, o Governo dos Açores um parceiro com que as nossas empresas têm contado para desenvolverem as suas estratégias de crescimento e de concretização dos seus projetos de expansão a outros mercados.

Naturalmente, para essa parceria é indispensável a competência, a ambição e o trabalho dos nossos agentes económicos, na justa medida em que, afinal, neles repousa o papel mais importante neste esforço conjunto de levar os Açores para a frente.

É, pois, com satisfação que o Governo dos Açores assinala a concretização de mais um projeto de cooperação com os empresários da Região – no domínio da promoção dos produtos regionais – projeto esse consubstanciado no Plano de Promoção dos Produtos Açorianos para 2014 que aqui nos trouxe hoje.

O Plano de Promoção dos Produtos Açorianos resultou de um trabalho de cooperação entre o Governo dos Açores e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.

Trata-se de um documento estratégico que garante o posicionamento desejado pelas empresas regionais exportadoras, reforçando as suas estratégias e potenciando a consolidação em mercados onde já estão presentes ou o início da sua presença em novos mercados.

Está também contemplada neste plano, como não poderia deixar de ser, a necessidade de se rentabilizar investimentos já realizados, apostando-se na continuidade da presença dos Açores em mercados que já vêm sendo trabalhados desde há alguns anos, ao mesmo tempo que se aposta em novos mercados.

Com este Plano pretende-se atingir objetivos concretos, como seja, desde logo, o de aumentar as exportações nos mercados onde as empresas açorianas estão presentes, contribuindo assim para a maximização da capacidade produtiva instalada.

Pretende-se também aumentar a visibilidade dos Açores nos mercados externos, através da promoção de todos os setores económicos, com ênfase nos produtos produzidos na Região e com matéria-prima local, numa clara aposta na exploração dos nossos recursos endógenos.

Este plano visa ainda possibilitar às empresas regionais aprofundar o conhecimento, reforçar estratégias concorrenciais e aceder a tecnologias que reforcem as suas vantagens competitivas.

Por último, pretende-se, através do incremento do mercado interno regional, criar condições conducentes à substituição progressiva das importações, introduzindo maior dinâmica nas economias das diferentes ilhas e, consequentemente, mais riqueza.

O Plano de Promoção dos Produtos Açorianos para 2014 pretende a colocação e a promoção dos produtos agroalimentares em eventos estratégicos, através da participação em feiras e missões empresariais nos mercados-alvo analisados e escolhidos, mas complementando essa promoção com ações concretas, do ponto de vista comercial, junto das entidades potencialmente interessadas nos produtos regionais.

Assim, além da participação na maior feira que se realiza em Portugal, a SISAB, que se inicia hoje, as empresas açorianas vão estar presentes na ExpoMadeira, na Alimentaria, em Barcelona, na Feira Internacional de Cabo Verde e na Gourmet Food e Wine Expo, em Toronto.

Pretende-se assim reforçar a presença dos maiores exportadores regionais e, ao mesmo tempo, permitir aos de menor dimensão alargar as suas perspetivas em áreas onde possam apresentar vantagens competitivas, além de conquistar novos mercados através do reconhecimento da marca 'Açores'.

Para além de reforçar a presença em mercados de grande proximidade, com conhecimento e consumo generalizado de produtos açorianos, como a Madeira, o continente e os tradicionais nichos da Europa, da América do Norte e de África, este Plano visa promover missões de captação de potenciais importadores ou investidores.

Assim, serão realizadas neste âmbito ações que promovam a vinda aos Açores de importadores nacionais e internacionais, potencialmente interessados nos produtos e serviços regionais e participaremos nas missões internacionais promovidas pela AICEP para captação de novos mercados para os nossos produtos.

Mas este plano também representa uma significativa alteração ao modelo de apoio às feiras realizadas na Região pelas Câmaras de Comércio, sendo que o apoio passará a ser atribuído às feiras que promovam exclusivamente produtos açorianos, aproveitando a realização de eventos com impacto no exterior para incrementar a divulgação e comercialização de bens e serviços produzidos exclusivamente na Região, potenciando assim o nosso mercado interno e desincentivando as importações.

Acreditamos que o Plano de Promoção de Produtos Açorianos é um documento que vem ao encontro das necessidades das empresas açorianas e que a sua operacionalização irá, sem dúvida, contribuir para o alargamento da base de exportação e, consequentemente, do aumento da competitividade e produtividade do tecido empresarial açoriano.

A parceria que este plano reforça entre o Governo Regional e os nossos agentes económicos, aqui representados pela Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, obriga-nos, a uns e a outros, a um trabalho contínuo por uma melhor economia, por um maior desenvolvimento da Região e por um futuro mais promissor para todos os açorianos.

Estou certo de que, conjugando esforços – como estamos a fazer – esse trabalho será mais produtivo e que o sucesso será mais fácil.

Muito Obrigado.”



GaCS

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